Apagar a luz. Reduzir a temperatura. Tomar suplementos. Todos nós já ouvimos certas dicas que, supostamente, ajudam a adormecer mais rápido. Mas, além de incorporar bons hábitos de higiene do sono, também temos de nos livrar dos maus.
Shelby Harris, psicóloga e especialista em medicina comportamental do sono, partilha 4 coisas que nunca devemos fazer antes de dormir:
Olhar para ecrãs
Para começar, a luz azul emitida por dispositivos como o telemóvel, televisor ou laptop estimula os olhos e pode ser prejudicial para os nossos níveis de melatonina. Além disso, e sejamos honestos, fazer um scroll infinito no Instagram não ajuda ninguém a adormecer.
Esforços físicos
Atividades como alongamentos leves ou caminhadas são recomendadas pela maioria dos especialistas. Por outro lado, o esforço intenso pode deixar-nos com demasiada energia e alerta à noite. A temperatura corporal central aumenta quando nos exercitamos, o que pode causar problemas em adormecer. Portanto, se quiser fazer um bom treino, faça-o pelo menos algumas horas antes da hora de se deitar.
Consumir cafeína ou álcool
Evitar beber café à noite pode parecer óbvio, mas lembre-se de que esta não é a única coisa que contém cafeína. Chocolates, certos chás e até mesmo o popular kombucha têm níveis significativos de cafeína, sendo que esta leva algum tempo a sair completamente do nosso sistema. No que diz respeito às bebidas alcoólicas, estudos mostram que podem inibir a qualidade do sono, e é por isso que é recomendado evitar consumi-las entre duas a três horas antes de dormir.
Saltar a rotina de cuidados com a pele
Além de ser bom para a tez, ter uma rotina noturna consistente é uma ótima forma de fazer o corpo entrar no ritmo de descontrair todos os dias, à mesma hora. Um hábito que é essencial para a qualidade do sono.