O cálcio tem uma importância fundamental na saúde dos nossos ossos e do nosso corpo em geral. Mas, a partir dos 40, a capacidade de absorção de cálcio diminui entre as mulheres, facto que é ainda mais agravado aquando da menopausa. Neste sentido, tem que haver um cuidado redobrado para ingerir alimentos que minimizem esta situação, já que o nosso corpo não produz este mineral tão essencial à nossa saúde. Para a ajudar neste processo, deixamos-lhe os alimentos ricos em cálcio que deve incluir na sua dieta diária.
Legumes verdes
Bróculos, acelgas, espinafres, couve galega, repolho, couve chinesa são alguns dos melhores exemplos. Para ter uma ideia, cada 100 gramas de brócolos cozidos contêm 56 mg de cálcio. Esse valor sobe para os 67 no caso de serem consumidos crus.
Feijão e lentilhas
Estas leguminosas são ricas em fibra, proteínas e nutrientes. O feijão branco cozido, por exemplo, fornece 50 mg de cálcio por cada 100 gramas. Quando estiver a comer feijão, coma também laranja para ajudar a fixar o cálcio.
Sardinhas em conserva
São uma das maiores fontes de cálcio, fornecendo cerca de 400 mg por cada 100 gramas. Outros enlatados, como o atum em azeite e a cavala também são uma ótima opção.
Queijo
De um modo geral, o queijo é uma excelente fonte de cálcio, mas nem todos têm o mesmo aporte deste mineral. O parmesão, por exemplo, contém 1300 mg de cálcio por cada 100 gramas e o queijo emmental tem 1080 mg por 100 gramas.
Iogurte
Não podia faltar na lista, sendo, de facto, uma boa fonte de cálcio. Um iogurte natural, por exemplo, contém perto de 30% da dose diária recomendada de cálcio para um adulto. Os iogurtes gregos também são uma excelente fonte.
Leite
É, provavelmente, o alimento que mais associamos ao cálcio e a verdade é que, dependendo do tipo de leite, 100 ml de leite de vaca contêm 110 mg de cálcio.
Frutos Secos
Avelãs, pistachios e amêndoas são um trio vencedor nesta categoria. Cada 100 gramas de amêndoas fornecem 270 mg de cálcio.
Tofu
O tofu também se encontra nas melhores opções, sendo que pode oferecer entre dez a 40% da dose diária de cálcio recomendada para um adulto.
Sementes
De abóbora, de chia, de funcho, de sésamo, enfim, são várias as possibilidades, mas estas são algumas das melhores fontes de cálcio.
Soja
Seja em grão ou em farinha, a soja é uma excelente fonte de cálcio, podendo representar um aporte de 250 mg por cada 100 gramas.