Já se sabe que manter um estilo de vida ativo e saudável é fundamental. Mas há exercícios que se adequam melhor a determinadas idades, tanto pelo impacto, como pelos resultados. Neste sentido, dizemos-lhe quais são os cinco melhores exercícios que ajudam mulheres acima dos 45 a tonificar e emagrecer.
Caminhada Nórdica
Este é um ótimo exercício para perder peso e tonificar, consistindo numa caminhada rápida em que a pessoa se apoia em dois bastões. Como estes acabam por amortizar o peso, as articulações não sofrem tanto impacto. Além disso, aumenta a massa muscular, pois trabalha todos os músculos de igual forma, particularmente os braços.
Bicicleta Elíptica
Como é um exercício cardiovascular de baixo impacto, é ideal para não esforçar as articulações. Ainda assim, tonifica e ajuda a perder peso. 30 minutos por dia, três ou quatro vezes por semana, já cumpre o objetivo.
Yoga
Além de trabalhar a flexibilidade, rejuvenesce o corpo e retarda o envelhecimento. Através da prática frequente de yoga, consegue perder peso, melhorar a imunidade, a energia e o equilíbrio, aliviar a tensão, entre muitos outros benefícios físicos e mentais.
Ponte de Glúteos
Passar muitas horas sentados faz com que não trabalhemos os músculos dos glúteos de forma eficiente, além de desacelerar o metabolismo. Para contrariar esta tendência, a ponte de glúteos é uma excelente opção. Deite-se com os braços estendidos ao longo do corpo, aperte os glúteos e levante as ancas, mantendo as costas no chão. Depois, baixe lentamente as ancas e repita o processo.
Prancha
Fazer este exercício durante 90 segundos, três vezes por semana, é uma excelente maneira de tonificar todos os músculos centrais do corpo. Fortalece os abdominais, os músculos do tórax e os músculos das costas. Deite-se de barriga para baixo, apoie os antebraços no chão, erga o seu tronco e mantenha o equilíbrio com as pontas dos pés, enquanto contrai o abdómen. A ideia é deixar o tronco e as pernas alinhadas, mantendo o peso do corpo nos antebraços e nos pés.
Agachamento
Com este exercício, consegue trabalhar a parte inferior do corpo, usando apenas o seu próprio peso. Os agachamentos, quando bem feitos, têm a capacidade de tonificar o corpo. fortalecendo as pernas e os glúteos.