O período pode vir acompanhado de cólicas, inchaço abdominal e oscilações de humor, entre outros sintomas físicos e emocionais. Porém, há um efeito colateral que raramente é discutido em público: as idas à casa de banho. É comum que o ciclo menstrual afete os movimentos intestinais, sendo que muitas mulheres sofrem de obstipação ou diarreia nesta altura do mês. Mas porque é que isto acontece?
O ginecologista Ashkan Farhadi explica à revista Health que a prisão de ventre está relacionada com os níveis de progesterona, que começam a aumentar no espaço de tempo entre o início da ovulação e o início da menstruação. Esta hormona pode fazer com que os alimentos se movam mais lentamente pelo intestino, causando obstipação no processo.
Nos casos de diarreia, as grandes vilãs são as prostaglandinas. As células endometriais produzem estas substâncias semelhantes às hormonas, que são libertadas quando o revestimento endometrial se desprende do útero. Se o corpo produzir muitas prostaglandinas, elas podem chegar ao músculo que reveste os intestinos e causar contrações, tal como acontece com o útero, levando à evacuação frequente de fezes líquidas.
Uma curiosidade: as prostaglandinas também são responsáveis pelas cãibras dolorosas que algumas mulheres sentem todos os meses.