As estações quentes pedem mais hidratação e existem muitas alternativas além da água.
Não, não estamos a falar de refrigerantes ou sumos industrializados, uma vez que a maioria deles é altamente calórica. Em vez disso, temos três sugestões baixas em calorias e perfeitas para fazer frente ao calor, que fazem maravilhas para a saúde:
Kombucha
O Kombucha é um chá fermentado consumido há 2 mil anos na China, e considerado o “elixir da saúde eterna”. A bebida é preparada a partir do chá-verde ou do chá-preto e açúcares. As leveduras e bactérias fermentam com a ajuda do açúcar e tornam a bebida ácida e gaseificada. Estes microorganismos, os chamados probióticos.
As colónias de bactérias boas equilibram a flora intestinal, evitam doenças e ajudam a absorção de nutrientes. Assim, o consumo de probióticos melhora o funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunitário e pode ajudar a perder peso, já que alguns probióticos inibem a absorção de gordura e ajudam a libertar as hormonas da saciedade.
Além de melhorar a absorção de nutrientes e reduzir o apetite, os probióticos fazem bem à pele. Isso porque quando o intestino está equilibrado, a pele sofre menos com erupções e congestões.
O Kombucha pode ser consumido com gelo, sumo de frutas ou em smoothies.
Chá
O chá foi descoberto há cerca de cinco mil anos e é a bebida mais consumida do mundo, a seguir à água. Todos os chás — preto, verde, Oolong e branco — provêm da mesma planta de climas quentes, a Camellia sinensis. Os diferentes tipos de chá são determinados pelo processamento das folhas da planta e pelo seu nível de contacto com o oxigénio.
Nutricionalmente, não contém sódio, gordura, carbonatação ou açúcar e é praticamente livre de calorias. Além disso, contém cafeína em doses baixas, sendo que uma chávena de chá-preto, a variedade de chá com maior teor, contém cerca de 40 miligramas.
O chá possui também flavonoides, compostos naturais com propriedades antioxidantes, que fornecem compostos bioativos que ajudam a neutralizar os radicais livres, que danificam o material genético e contribuem para doenças crónicas.
Adicionalmente, parece também ter efeitos benéficos a nível da prevenção do cancro, declínio neurológico, diabetes e doenças cardiovasculares, e na saúde óssea, imunidade e controlo do peso.
Sumos diferentes
Os sumos naturais são um clássico que nunca falha, mas recorremos sempre a frutas típicas como maçãs ou laranjas para preparar a bebida. Ou seja, esquecemo-nos de que existem muitas variedades disponíveis; tantas quanto a imaginação permite.
Para fugir ao habitual, destacamos o kiwi. Este fruto é rico em nutrientes como as vitaminas C, E e K; potássio; folato e fibras. Além disso, contém poucas calorias, é uma boa fonte de antioxidantes e ótimo para melhorar a saúde e o trânsito intestinal.
Para tirar o máximo partido destes benefícios, pode usar o kiwi como ponto de partida e misturá-lo com outras frutas, ou, então, usá-lo como ingrediente principal e servir o sumo num copo com gelo. Caso prefira dar um toque mais ácido à bebida, pode adicionar umas gotas de sumo de limão.