
Estar bem hidratada é bom para a sua saúde. Nestes dias de temperaturas extremas é ainda mais importante beber líquidos. Tenha um cuidado extra com os mais velhos e os mais novos. Faça limonadas, junte sumo e raspa de lima, folha de hortelã e muito gelo, por exemplo. Se gosta de melancia, força, é muito rica em água!
Um dos truques mais antigos para ver se anda a beber água suficientes é olhar para a cor da sua urina, além disso há outras pistas que ela pode dar em relação ao seu estado de saúde. Ora veja aqui:
Transparente – É sinal que anda a beber muita água. É bom estar hidratada mas não precisa de beber uma piscina.
Pérola translúcida – normal, saudável e bem hidratada.
Amarelo transparente – Normal
Amarelo escuro – Normal, mas podia beber um pouco mais de água.
Cor de mel – O seu corpo não está bem hidratado, precisa de mais água.
Acastanhada – Beba mais água, o seu corpo está muito desidratado. Se mesmo bebendo mais água a cor não se altera, consulte um médico.
Rosa ou avermelhado – Se comeu há algumas horas beterraba, ruibarbo ou frutos vermelhos é normal. Se não, é sinal que há sangue na urina e contacte o seu médico. Pode ser sinal de uma infecção urinária, problemas nos rins.
Cor de laranja – O mais provável é que está desidratada, mas também pode ser um problema no fígado ou nas vias biliares… ou comida com corante. Contacte o seu médico.
Verde ou azul – Pode ter a ver com algo que comeu e tinha corante. Pode ter a ver com a medicação que está a tomar, com uma bactéria ou sofrer de uma doença genética rara. Consulte o seu médico para resolver o mistério.
Com espuma – Pode ser apenas a reacção da urina com um detergente que esteja na água da sanita, excesso de proteína na sua dieta ou doença renal. Procure o seu médico se acontecer muitas vezes.
Atenção aos medicamentos, alguns deles podem mudar a cor da urina, como é o caso dos usados na quimioterapia, os laxantes, e até os corantes adicionados aos alimentos. Consulte os efeitos secundários da medicação que está a tomar na bula.
Infecções urinárias: Como prevenir
Uma em cada 4 mulheres pode vir a ter, em alguma altura da sua vida, uma infecção urinária. Os sintomas são conhecidos: vontade constante de ir ao wc (mesmo quando a bexiga está vazia), ardor ao urinar, urina com cheiro forte e por vezes com cor alaranjada ou rosada (sinal de sangue e que deve consultar o seu médico rapidamente. A culpada mais comum é a bactéria E. Coli que pode ‘viajar’ das fezes para o seu tracto urinário inadvertidamente. O que pode fazer para nunca fazer parte da estatística? Dizemos-lhe já a seguir:
- Mantenha bons hábitos de higiene. É importante saber (e explicar aos mais novos) que se deve limpar sempre de frente para trás.
- Cuidado com os produtos de lavagem. Se a falta de higiene pode dar origem a uma infecção urinária, a higiene com produtos perfumados e óleos de banho também, sobretudo se houver maior sensibilidade da sua parte.
- Desaloje o bicho. Beba muitos líquidos. Seis a 8 copos de água são suficientes. Reduza o consumo de álcool e de cafeína que podem ‘irritar’ a bexiga. Sempre que a Natureza chama, deve obedecer. Se está horas a ‘aguentar’ está a deixar que a bactéria tenha tempo para se desenvolver.
- Atenção às relações sexuais. Faça chichi logo a seguir às relações sexuais. Não é nada romântico, é certo, mas uma infecção urinária ainda é menos.
- Viste a roupa interior certa, ou seja, em tecidos de fibras naturais, que ajudam a manter a zona genital arejada e seca.