Todos sabemos que a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso acarreta vários perigos. Ainda assim, há quem aconselhe o consumo ocasional de algumas. O vinho é uma delas. Com vários benefícios conhecidos, importa saber qual — de entre as muitas variedades — é o mais saudável.
A revista americana “Womens’ Health” falou com vários especialistas, com o intuito de descobrir qual o melhor tipo de vinho para cada pessoa. Eis as informações a reter:
Calorias
-
Vinho tinto: um copo médio (175 ml) tem cerca de 148 calorias. Isto equivale a, aproximadamente, 15 amêndoas. Já um copo maior (250 ml) pode atingir as 211 calorias — quase o mesmo que um chocolate Twix inteiro. Uma garrafa inteira ronda as 644 calorias.
-
Vinho branco: um copo médio tem cerca de 142 calorias (o mesmo que uma banana grande). Uma garrafa inteira tem, aproximadamente, 600 calorias;
-
Vinho rosé: um copo médio tem cerca de 147 calorias, o que não difere assim tanto das opções anteriores.
Afinal, o vinho tinto é mesmo mais saudável?
Com certeza já terá ouvido dizer que beber um copo de vinho tinto ocasionalmente faz bem à saúde. A frase pode ter um fundo de verdade: esta bebida “contém os flavonóides resveratrol e quercetina, ambos potentes antioxidantes”, afirma a nutricionista Amy Prior.
A especialista acrescenta que os componentes são “associados a uma melhor saúde cardiovascular, menor inflamação e maior esperança de vida”. Além disto, o vinho tinto não faz os níveis de açúcar no sangue “disparar”, como acontece com outros vinhos.
E quanto a efeitos secundários?
Ora, tal como a grande maioria das bebidas alcoólicas, o vinho pode levar a uma manhã seguinte complicada, com sintomas considerados semelhantes aos de uma grande gripe. Isto porque beber sem grande moderação obriga o fígado a trabalhar ainda mais para eliminar as toxinas adicionais do álcool.
Há uma quantidade ideal?
Sim, é recomendado beber cerca de sete copos médios (175 ml) por semana.