Getty

APANHEI UM ESCALDÃO

O que fazer: Assim que se aperceber que a sua pele está a ‘arder’, procure uma sombra. arrefeça a pele, tomando um banho com água fria ou aplicando toalhas humedecidas em água fria sobre a zona afetada; hidrate bem a pele recorrendo a produtos de higiene e dermocosmética com propriedades hidratantes e calmantes (ex. contendo aloé vera ou dinafitois de bardana); e beba água ou chá. se necessário, sob orientação de um profissional de saúde, aplique um creme com cortisona para reduzir a inflamação e se tem dor tome um medicamento com ação analgésica (ibuprofeno ou paracetamol). evite a exposição solar cobrindo as áreas afetadas.
O QUE NÃO FAZER: Agelo, álcool ou soluções alcoólicas na pele queimada. estes produtos proporcionam uma sensação de frescura mas agravam o grau de desidratação da pele e removem o filme lipídico protetor da pele.
Devo ir ao médico se… a área queimada for extensa ou se apresentar bolhas ou inchaço da pele, arrepios, febre, tonturas, dor de cabeça, sensação de mal-estar.


PASSEI O DIA INTEIRO AO SOL SEM BEBER

O que fazer: Em casos de desidratação, beba água, chá ou sumos de fruta e ingira alimentos ricos em água, coma vegetais e fruta aproveite para comer melancia que está na época dela. Nas farmácias há soluções de reidratação oral, particularmente úteis para repor os níveis de eletrólitos que se encontram habitualmente diminuídos nestas situações. Para evitar chegar a este ponto beba 8 a 10 copos de água por dia e utilize a sede como indicador da necessidade de ingestão de líquidos; evite praticar exercício físico intenso sem uma hidratação adequada, antes, durante e depois; evite ambientes com muito calor e use vestuário adequado às condições ambientais.
O QUE NÃO FAZER: Ingerir bebidas alcoólicas.
Devo ir ao médico se… existirem sinais de gravidade: tonturas, sonolência, irritabilidade, prostração, cefaleia, desorientação ou confusão mental. Independentemente da presença de sinais de gravidade, caso ocorra intolerância aos líquidos procure ajuda médica para prevenir o agravamento da desidratação.


SEMPRE QUE VOU PARA A PRAIA FICO COM ALERGIA

Ao sol esta alergia pode ser explicada por fatores genéticos ou ser desencadeada por certos medicamentos que aumentem a sensibilidade ao sol (para a diabetes, hipertensão, epilepsia, depressão, antibióticos.), bem como pela aplicação tópica de alguns produtos cosméticos e perfumes que contêm substâncias irritantes. Alguns produtos naturais (erva de s. João ou hipericão) e alguns alimentos (aipo, limão), quando ingeridos em excesso também podem ser sensibilizantes.
O que fazer: Nos casos mais leves, borrife com sprays calmantes, como água termal, coloque compressas húmidas na zona afetada para ajudar a aliviar a comichão e as erupções. Nos mais graves poderá ter de tomar um anti-histamínico e aplicar, com moderação, uma pomada contendo cortisona, com efeito reparador da pele e combater o prurido. O que não fazer: estar muitas horas seguidas ao sol e nas horas de maior calor
Como prevenir: antes de se expor ao sol, espalhe um protetor solar com proteção alta, de preferência para peles sensíveis. Na praia, use chapéu, óculos de sol e roupa leve e fresca, mantenha-se à sombra e evite a exposição solar entre as 11h30 e as 17h. aumente a ingestão de cenoura, abóbora, manga ou papaia, ou suplementos alimentares contendo betacaroteno. esta vitamina funciona como protetor natural da pele, em especial se for associada ao selénio e vitaminas E e C.
Devo ir ao médico se… os sintomas persistirem.


FUI PICADA POR UMA ALFORRECA

O que fazer: Lavar com água do mar e tente retirar o espigão com uma espátula ou pauzinho do gelado. Ponha gelo e uma pomada anti-inflamatória.
OQUE NÃO FAZER: aplicar algumas substâncias, como urina ou gasolina, ou fazer ligaduras de compressão. Estas estratégias não têm qualquer benefício.
Devo ir ao médico se… a picada afetar uma área corporal extensa ou caso surjam sinais de reação alérgica grave (anafilaxia).


O MEU FILHO PISOU UM PEIXE-ARANHA

O que fazer: Lave o local com soro fisiológico, verifique o número de picadas e esprema-as até sair sangue, para expulsar o veneno. Com precaução, para evitar uma queimadura, mergulhe a zona afetada em água tão quente quanto a criança consiga suportar. O ideal é que aí permaneça durante pelo menos 30 minutos. O veneno destes peixes é destruído por ação do calor.
O QUE NÃO FAZER: aproximar fontes de calor (como isqueiros, pontas de cigarro), para evitar queimaduras.
Devo ir ao médico se… houver sinais de uma reação alérgica (por ex. inchaço ou dificuldade em respirar) ou se após os 30 minutos em água quente a dor e o inchaço no pé persistirem.


ANDEI DESCALÇA NA PISCINA E APANHEI PÉ-DE-ATLETA

O que fazer: a tinea pedis é uma infeção fúngica dos pés, muito contagiosa e comum entre utilizadores de piscinas. deve utilizar-se antifúngicos tópicos e em alguns casos graves ou com maior extensão antifúngicos orais. seque bem a zona entre os dedos, quer durante o tratamento quer como medida preventiva.
O calor e a humidade agravam a situação. alterne diariamente os sapatos para que possam secar por completo. Use meias de algodão, que mantêm o pé seco, e substitua-as diariamente.
Polvilhe o calçado com antifúngico em pó para evitar que a infeção persista.
O QUE NÃO FAZER: andar de sapatos fechados, partilhar calçado.
Devo ir ao médico se… a infeção persistir ou estender-se a outras áreas, apesar do tratamento.´


QUEIMEI-ME A FAZER UM CHURRASCO

O que fazer: Lavar o local atingido com água corrente à temperatura ambiente. Retire acessórios, como pulseiras, anéis ou outros objetos apertados, pois com o inchaço, natural após a queimadura, esses objetos podem ficar presos. aplique depois um creme hidratante ou uma compressa vaselinada. Não se esqueça de verificar se tem a vacina contra o tétano atualizada.
O QUE NÃO FAZER: aplicar produtos caseiros; retirar a roupa em contacto com a queimadura porque ela pode estar colada à pele queimada. Ao invés disso, mantenha-a molhada com água fria até avaliação por um profissional de saúde.
Devo ir ao médico se… as queimaduras envolvem as mãos, os pés, o rosto, a virilha, as nádegas, uma articulação maior ou uma grande área do corpo; se tem dificuldade em respirar; se apresentar bolhas grandes e sinais de infeção, se há aumento da dor, vermelhidão e inchaço.


FIZ UM CORTE ENORME

O que fazer: Lave bem a ferida com água abundante e em seguida faça compressão direta sobre a ferida com um pano limpo para controlar a hemorragia. Desinfete com uma solução antisséptica. em caso de corte com uma faca, independentemente de esta estar enferrujada ou não, verifique se tem a vacina contra o tétano atualizada.
O QUE NÃO FAZER: aplicar produtos caseiros na ferida porque estes podem aumentar o risco de infeção, provocar irritação no local e dificultar a cicatrização.
Devo ir ao médico se… se tratar de um corte profundo, de uma ferida com perda de substância ou caso existam sinais de infeção.


FIQUEI COM DOR DE OUVIDOS AO NADAR NA PISCINA

A dor de ouvidos na sequência de banhos no mar ou em piscinas é frequente, em particular nesta altura, e pode traduzir um quadro de otite.
O que fazer: Tente secar, mas sem usar cotonetes ou introduzir qualquer objeto no ouvido, inclinando a cabeça para a água escorrer naturalmente. Para evitar este problema, use tampões para os ouvidos.
O QUE NÃO FAZER: Molhar a cabeça sem proteção dos ouvidos, tanto na praia ou piscina, como no banho. Não inicie qualquer antibiótico sem supervisão médica.
Devo ir ao médico se... a dor for intensa e persistente. Apresentar outros sinais de gravidade, nomeadamente febre e dor de cabeça


O MEU FILHO FICOU COM UMA IMPINGEM

A impingem é uma infeção por fungos que se desenvolve na camada superficial da pele e se caracteriza por uma erupção cutânea vermelha com uma zona de pele mais clara no meio, frequentemente associada a comichão.
O que fazer: As situações mais ligeiras respondem habitualmente bem à aplicação local de medicamentos antifúngicos tópicos. Nas infeções mais graves pode ser necessário recorrer a antifúngicos por via sistémica (comprimidos) por várias semanas.
O QUE NÃO FAZER: Partilhar objetos pessoais; interromper o tratamento antifúngico antes do tempo recomendado.
Devo ir ao médico se… essas lesões persistirem para além da duração do tratamento; e se a doença teimar em alastrar e surgirem novas lesões.


DEPOIS DO PICNIC OS MIÚDOS FICARAM COM DIARREIA E A VOMITAR

O que fazer: O principal é prevenir a desidratação. Em caso de vómitos, não ingerir líquidos ou alimentos sólidos durante 30 minutos. Em seguida inicie a ingestão de água, lentamente, começando com uma colher de chá de líquido a cada 5 minutos e, se bem tolerado, deverá ir reduzindo o intervalo e aumentado a quantidade. Se correr tudo bem introduza os alimentos sólidos em pequenas quantidades.
No caso de uma diarreia, deve procurar manter uma boa hidratação, com reforço da ingestão de líquidos, e se o número de dejeções for muito elevado pode ser necessário utilizar um antidiarreico. Estes quadros resolvem-se habitualmente em 5-7 dias.
Só volte a comer 2 horas após o último episódio de vómito, e desde que tenha já iniciado (e tolerado bem) a reidratação. Em ambas as situações faça uma dieta fracionada com pequenas porções.
Evite: Laticínios e alimentos ricos em fibras (frutas com casca, cereais, vegetais de folha verde, saladas); carnes vermelhas (prefira carnes brancas ou peixe), opte por alimentos confecionados de uma forma simples (cozidos ou grelhados); reforce a ingestão de líquidos.
O QUE NÃO FAZER: Ingerir alimentos sólidos logo após um episódio de vómito ou grandes quantidades de alimento. No caso de adultos, estes não devem ingerir bebidas alcoólicas.
Devo ir ao médico se… os sintomas persistirem; continuar a não tolerar líquidos; apresentar sinais e sintomas de desidratação; apresentar ainda febre, dor de cabeça ou dores musculares ou articulares.


TENHO UMA FARPA NO PÉ

O que fazer: Lave e desinfete a zona lesada. Caso esteja a sangrar, faça uma compressão ligeira por alguns minutos com uma compressa ou um tecido limpo.
O QUE NÃO FAZER: Remover a farpa, porque ao fazê-lo pode provocar uma hemorragia ou uma lesão maior dos tecidos.
Devo ir ao médico se…para remoção desse corpo estranho em segurança e para prevenir infeções.


FIQUEI COM UMA BOLHA NO PÉ AO ANDAR COM SANDÁLIAS

O que fazer: Não use mais as sandálias e deixe a bolha a descoberto. Para evitar fricção, aplique um penso sem fazer pressão e o problema desaparecerá.
O QUENÃOFAZER: Rebentar a bolha. A pele funciona como um invólucro à prova de bactérias, prevenindo infeções.
Devo ir ao médico se… a bolha for dolorosa ou apresentar sinais de infeção. Pode ser necessário drenar o líquido do seu interior.


UMA ABELHA ACABOU DE ME PICAR

O que fazer: Lave a área da picada com água e sabão e aplique uma compressa fria. Nas reações moderadas, tome um analgésico ou anti-inflamatório para aliviar o desconforto.
Aplique creme com cortisona para aliviar a vermelhidão, a comichão e o inchaço, se estes forem intensos tome um anti-histamínico oral.
Devo ir ao médico se… Sofrer múltiplas picadas, se houver reação anafilática: alterações cutâneas (rash, prurido, pele corada ou pálida, dificuldade em respirar; inchaço da garganta e da língua; pulso fraco e rápido; náuseas ou diarreia; tonturas ou perda de consciência.


ATAQUE DE MOSQUITOS

O QUE FAZER: Pôr compressas geladas para diminuir a dor e a inflamação. Utilize cremes, géis, loções com anti-histamínicos ou cortisona.
Prevenir: Usar repelentes em spray, loção ou gel com DEET.
O que não fazer: Aplicar gelo no local da picada.
Devo ir ao médico se… ficar com febre, dor de cabeça, dores corporais e sinais de infeção.


O que deve ter à mão na mala de Primeiros Socorros:


1. Paracetamol, ibuprofeno, anti-histamínico (também em gel)

2. Pensos rápidos de vários tamanhos

3. Gel de arnica (nódoas negras)

4. Pomada para as queimaduras

5. Compressas

6. Luvas descartáveis

7. Roll-on antimosquitos

8. Soro fisiológico

9. Antisséptico para feridas

10. Termómetro

11. Pinça e tesoura

12. Bolsa de terapia frio e calor



Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

JL 1396

JL 1396

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

Em “Cacau”: Regina encontra Cacau à beira da morte

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites