Enquanto fenómeno único dos seres humanos, chorar é uma resposta natural a uma variedade de emoções, da tristeza profunda, passando pelo luto, à felicidade extrema. Mas será que faz bem à saúde?
Parece que a resposta é “sim”.
Os benefícios de chorar são conhecidos já muitos séculos. Os pensadores e médicos da Grécia e Roma antigas acreditavam que as lágrimas funcionavam como um purgante, drenando-nos e purificando-nos. O pensamento psicológico de hoje concorda plenamente, enfatizando o papel do choro como um mecanismo que nos permite aliviar o stress e a dor emocional.
Além de ajudar-nos a perceber que existe um problema e a receber apoio de quem nos rodeia, o choro faz bem à saúde. Continue a ler para saber exatamente como:
Elimina toxinas do corpo
Existem três tipos de lágrimas:
-
Emocionais: uma forma física de mostrar e processar emoções — as boas e as más — que todos partilhamos;
-
Basais (também conhecidas como contínuas): ajudam a manter os nossos olhos hidratados e, por sua vez, ajudam-nos a ver com clareza;
-
Reflexivas: geralmente são uma resposta a algum tipo de irritação imediata como, por exemplo, cortar uma cebola ou aplicar maquilhagem num dos olhos.
Enquanto as lágrimas contínuas contêm 98% de água, as emocionais são compostas por hormonas do stress e outras toxinas. Os investigadores teorizam que o choro elimina ambas do sistema.
Alivia o stress
As lágrimas contêm as hormonas adrenocorticotrófica, prolactina, leucina e encefalina — esta última funciona como um analgésico natural. Todas são produzidas pelo corpo humano quando se está sob muito stress e, ao chorar, estará a livrar-se delas.
Além disso, eliminar a hormona adrenocorticotrófica ajuda a reduzir os níveis de cortisol — uma hormona diretamente envolvida na resposta ao stress, capaz de gerar ansiedade e pânico. A resposta do choro para aliviar o stress aumenta a atividade do sistema nervoso parassimpático. É uma atividade facilitadora, que ajuda a dar início ao processo de relaxamento.
Melhora o humor
Concentrações de prolactina, manganês, serotonina, cortisol e adrenalina foram detetadas nas lágrimas emocionais. A maioria destas hormonas tem um papel na regulação do humor. Ao libertá-las, os sentimentos de bem-estar substituem a tensão.