A hora da salada
Comer uma salada à noite, na última refeição do dia, é um ensinamento comum para quem pretende emagrecer e ter uma alimentação saudável. Contudo, contra tudo isso, para evitar a barriga inchada, há alturas do dia em que não se devem comer saladas. E, atenção, a hora do jantar pode ser, precisamente, uma delas.
Exatamente. Leu bem. Apesar das saladas serem uma comida leve, se forem consumidas ao jantar podem ter um efeito contrário do que pretende. Tudo depende do tipo de alimentos que colocar na salada.
A verdade é que muitas vezes, o entusiasmo para fazer uma salada rica em alimentos saudáveis faz com que, muitas vezes, se exagere na quantidade de ingredientes que se adiciona à salada. Mas o pior é descurar a qualidade desses produtos.
Assim, evite produtos gordurosos, salgados, leguminosas cozidas, amidos de arroz, hidratos de carbono – uma vez que oferecem energia desnecessária para o fim do dia – vegetais e verduras cruas (podem produzir gases e fazem com que acorde inchado).
Deste modo, e após uma breve reflexão, se calhar o melhor é substituir a salada do jantar por outra refeição, igualmente saudável mas que não o deixe tão inchado. Assim, seguindo da grande maioria dos nutricionistas, sugere-se cremes vegetais, caldos, peixes, ovos, vegetais cozidos, gorduras saudáveis - como o abacate ou o azeite- ou probióticos como o kefir que favorecem as nossas bactérias.
E se é daqueles que se contenta em jantar apenas um iogurte, saiba que não é uma má escolha. Mas, atenção, não repita essa prática todos os dias.