Alguma vez reparou que tem áreas desbotadas na roupa interior? É muito provável que a resposta seja “sim” — e não está sozinha.
Em primeiro lugar, não há motivos para entrar em pânico. Isto não é sinal de que sofre de uma doença horrível. Muito pelo contrário: significa que tudo funciona como devia. Quem o diz são os especialistas do Museu da Vagina, o primeiro do género, localizado em Londres, que explicaram tudo detalhadamente no Twitter.
“A vagina é ácida e tem um pH de 3.8-4.5. Um nível de acidez capaz de descolorar tecido, e é isso que acontece”, começam por dizer.
O esclarecimento surgiu devido a uns pares de cuecas desbotadas que estiveram em exibição na exposição Muff Busters em 2021. Os administradores da página aperceberam-se de que muitas pessoas não sabiam que isto acontecia, ou porque acontecia, sendo que algumas mulheres sentiram-se aliviadas por descobrirem que não eram as únicas a ter esta experiência.
“Já nos perguntaram várias vezes como ‘fazemos’ as cuecas desbotadas para a nossa exibição. Não as fazemos. São pares de cuecas reais, de pessoas reais. As áreas desbotadas não são manchas de período ou de corrimento; estão descoloradas” diz a publicação.
O Museu da Vagina enfatiza que a descoloração não é um sinal de maus hábitos de higiene, mas “uma coisa que acontece quando a acidez de uma vagina perfeitamente saudável passa algum tempo em contacto com o tecido”. Algo que se torna particularmente visível em cuecas de cor escura.