A vida dos pais é feita de correrias e o tempo no supermercado é sempre passado com um olho no produto e outro no relógio. Mas, da próxima vez que for às compras, faça um esforço para ler os rótulos e lembre-se destes conselhos de lillian Barros (santamelancia.blogspot.pt) que vão ajudá-la a fazer escolhas saudáveis:
. os ingredientes encontram-se por ordem decrescente, ou seja, da maior quantidade para a menor, “logo é importante perceber quais são os primeiros 3 a 4 ingredientes”.
. os outros nomes do açúcar: sacarose; sumo de fruta; concentrado de fruta; glicose; glucose; açúcar invertido; mel; lactose; xarope de açúcar; xarope de glucose-frutose; glícidos; dextrose; maltose; maltodextrina; frutose; xarope de milho…
. evite as gorduras saturadas: gordura animal, banha, bacon, toucinho, manteiga, natas.
. Fuja das gorduras trans: gordura vegetal hidrogenada, óleo vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado.
Agora vamos analisar 5 produtos que os miúdos adoram.
QUEIJO FRESCO ‘PORTÁTIL’
“É irónico que tenham escolhido leite magro, mas depois juntam nata?! O açúcar é o 2.º ingrediente na lista e isso é mau. dos 13g de hidratos de carbono, 12,9g são adicionados, se pensarmos que um pacote tem 8-9g… Também tem amido modificado de milho e quase tudo o que é à base de milho é transgénico.” ↓
ALTERNATIVA SAUDÁVEL E REALISTA
“Faça um batido: pegue num iogurte natural sem açúcar, em fruta, e triture tudo. Coloque num copo térmico e pode ser levado para a escola. Tem os sabores verdadeiros, e há que habituar as crianças aos sabores verdadeiros.”
PÃO DE FATIA INTEGRAL
“Este pão é daqueles que dura uma semana fresco e fofo, o que é estranho porque quando compramos pão de padaria, mais autêntico, no dia a seguir já está mais seco, e isso é normal porque não tem conservantes que aumentem o seu tempo de vida. É rico em fibra, farinha integral de trigo, água e levedura, tudo bem… o óleo vegetal de girassol e o açúcar já estão aqui a estragar tudo. O pão não precisa de ter açúcar. O princípio desta lista de ingredientes não me assusta, mas um pão normal não leva gordura vegetal, nem açúcar, nem emulsionantes (para ficar mais fofo). este também tem mais conservantes e cevada maltada, que é adocicada… estes antioxidantes não são naturais mas não são graves. O agente de tratamento de farinha é também um antioxidante, é acido ascórbico, ou seja, vitamina C.” ↓
ALTERNATIVA SAUDÁVEL E REALISTA
“Pão verdadeiro, de centeio ou de mistura. Compre em grande quantidade, ponha no congelador e vá descongelando à medida que precisa.”
CEREAIS DE PEQUENO ALMOÇO
“Constituído maioritariamente por farinhas de trigo, milho, arroz e aveia que são hidratos de carbono. O segundo ingrediente é açúcar, o que não é bom. Na grelha podemos ver que dos 92g de hidratos de carbono presentes, 26g são açúcares adicionados, isto em 100g de produto. O 4.º e o 5.º ingredientes, amido de milho e xarope de glucose, são também açúcares simples, de absorção rápida, que aumentam o nível da glicose no sangue. O que sucede é que quando ingerimos muito açúcar temos uma hiperglicemia e normalmente a seguir uma hipoglicemia. Quando isso acontece, o corpo vai pedir comida específica: pão, bolachas, bolos, massa, arroz, chocolates, bolos de pastelaria… Também vemos aqui no rótulo que tem corantes e outros aditivos sintéticos só para dar mais sabor, mais crocante, e para durar mais tempo na prateleira… não é bom!” ↓
ALTERNATIVA SAUDÁVEL E REALISTA
“Cereais autênticos, como os flocos de aveia. Não é para cortar nos açúcares todos, não queremos que a criança cresça sem sabor. misture morangos ou banana e, se ela não gostar, pode pôr um bocadinho de mel para ficar mais doce. Comece aos poucos, alterne com pão e, em vez do leite com chocolate, faça um batido com um pêssego ou outra fruta que a criança prefira para aromatizar o leite.”
BOLACHAS TIPO MARIA
“Há várias receitas de bolacha tipo maria, e como tal vale a pena comparar rótulos. Estas são medianamente ricas em gordura e têm muitos saturados. As bolachas maria eram aconselhadas pelos pediatras porque eram pobres em gordura, menos calóricas embora com algum açúcar. Mas agora há muita variedade. Talvez as menos más sejam as integrais, que têm maior teor de fibra que minimiza um pouco os estragos do açúcar, já que retardam a rapidez de absorção. Estas que aqui temos têm farinha de trigo como primeiro ingrediente, logo seguidas por açúcar e em terceiro lugar vem a gordura vegetal de palma, péssimo! Os 3 primeiros ingredientes da lista são terríveis. E óleo de palma é uma gordura vegetal mas é rica em saturados.
Depois ainda vem xarope de glicose, tudo péssimo.” ↓
ALTERNATIVA SAUDÁVEL E REALISTA
“Para os mais pequeninos, pão tradicional de centeio. Para as crianças maiores, embora não seja apologista de bolachas, pode optar por pacotinhos com as doses individuais ou então galetes de arroz ou milho tufado, sem adição de sal.”
BEBIDA REFRIGERANTE À BASE DE CHÁ GELADO
“Quem compra estas bebidas tem de estar atento porque a embalagem contém, por norma, 20cl e as referências nutricionais são de 100ml, ou seja, temos de pensar que 20cl são 200ml, o dobro das quantidades de referência.
o primeiro ingrediente é água, ótimo, mas o segundo, que até nem é o que dá origem ao produto, é logo o açúcar. o sumo de limão não é de limão, é obtido a partir de concentrado… depois tem acidificante, edulcorante, extrato de chá preto, que é um estimulante. Eu não sou apologista que em fase de crescimento se ingira edulcorantes, ou aspartames ou qualquer adoçante artificial, nem produtos que tenham cafeína ou teína que deixa a criança muito mais hiperativa.
Este produto não é natural, é feito com xaropes e pós que compõem este sabor, que até é agradável mas que não é nada. É completamente supérfluo na alimentação de uma criança. Isto tem 0 a tudo menos nos hidratos de carbono e destes 5g são de açúcares adicionados, portanto um pacotinho de 200ml de bebidatem mais de um pacote de açúcar. no fundo é água com açúcar.” ↓
ALTERNATIVA SAUDÁVEL E REALISTA
“Água aromatizada com fatias de limão, folhinhas de hortelã, paus de canela que dá aquele sabor falso-doce e umas pedrinhas de gelo.”