Sabemos que comer demais ou de menos pode afetar as nossas noites. Se abusamos na quantidade de comida ingerida, se jantamos muito tarde, se abusamos das especiarias já é de esperar que a noite não seja descansada. Se vamos para a cama muitas horas depois de uma refeição bastante leve, não se espante se acordar às 3h da manhã com vontade de atacar o frigorífico e devorar tudo o que lá está dentro.
As regras para uma boa noite de sono não são complexas: refeição ligeira, pelo menos 4h antes de ir para a cama e, já agora, com alimentos que potenciam uma noite bem descansada nos braços de Morfeu.
Eis alguns alimentos que auxiliam o descanso noturno:
. Banana, quinoa, batata doce, feijão branco, edamame, abóbora, romãs, aveia, peru e frango (são ricos em triptofano um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor associado a sentimentos de relaxamento e bem-estar).
. Amêndoas, leite, iogurte, queijo, quivi, cerejas (possuem um teor natural de melatonina, uma hormona que ajuda a regular o nosso relógio biológico e a induzir o sono).
.Batata doce e pão integral (ricos em hidratos de carbono complexos que estimulam um aumento gradual de insulina, hormona que ajuda no transporte de triptofano que favorece o sono e relaxamento).
. Vegetais de folha verde como alface, espinafres, couve, e sementes de abóbora (contêm elevado nível de magnésio e cálcio que são minerais que desempenham um papel essencial no relaxamento muscular e no sistema nervoso).
Não se esqueça que passar noites em branco, dormir poucas horas por dia, ter insónias vários dias seguidos não se resolve facilmente pelo que convém consultar o seu médico de família para este despistar eventuais distúrbios do sono.