Há alimentos que envelhecem a sua pele mais depressa do que aquilo que gostaria.
A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel crucial na proteção contra agentes externos e na regulação da temperatura. A saúde e aparência da tez são influenciadas por diversos fatores, incluindo a alimentação.
Se, por um lado, os produtos de beleza certos podem ajudar a apagar as marcas do tempo, por outro, a má alimentação pode acelerar o processo de envelhecimento. Eis tudo o que precisa de saber sobre os alimentos que mais envelhecem a pele e os motivos para estarem na lista.
Açúcar
O açúcar é um dos infames produtos de glicação avançada (AGEs, do inglês, advanced glycation end-products).“É bem conhecido por causar a glicção do colagénio, causando a degradação do mesmo. É uma das formas mais fáceis de encelhecer a pele”, diz a dermatologista Kiran Sethi à revista “Vogue India”. À medida que os AGEs se acumulam, eles também danificam as proteínas ao seu redor. Eles deixam o colágeno e a elastina rígidos e secos, esvaziando-os de elasticidade e força. Os efeitos refletem-se na pele sob a forma de linhas finas, flacidez e rugas.
Alimentos processados
As carnes e anlimentos processados, como snacks prontos e refeições de micro-ondas, são os principais agressores da pele, graças ao alto teor de sal e conservantes. “O excesso de sal, MSG [glutamato monossódico], alimentos processados e carnes processadas são carregados de sódio, o que leva à retenção de água, que, por sua vez, se manifesta nos olhos inchados, inchado em geral e pele inflamada”, esclarece a nutricionista terapêutica Tahira Kochhar.
Fritos
“Os alimentos fritos e a ingestão do excesso de óleo e gordura presentes na comida de plástico criam um excesso de produção de óleo na pele. Isso aparece na forma de acne, cravos, poros obstruídos e erupções cutâneas”, explica Kochhar.
Alimentos fritos em óleo a altas temperaturas liberam radicais livres capazes de causar danos celulares, que afetam as moléculas de ADN e podem enfraquecer a elasticidade da pele. A Dra. Sethi recomenda uma alternativa ao azeite. “O óleo de coco consegue suportar altas temperaturas e é rico em MCTs (triglicerídeos de cadeia média), que são ótimos para a saúde do coração e da pele”, explica.
Bebidas gaseificadas
A cafeína, o álcool e os refrigerantes são os grandes vilões que podem fazer-nos parecer mais velhos, se consumidos regularmente.
“A cafeína e o álcool roubam a humidade da pele, são desidratantes e podem prejudicar a textura e a elasticidade da tez”, diz a Dra. Kochhar. “Os refrigerantes contêm açúcar refinado e alto índice glicémico, podendo enrijecer o colagénio, envelhecendo-o prematuramente e causando rugas”.
Lacticínios
Para muitas pessoas, o leite e outros lacticínios podem causar inflamação no corpo, o que é um grande fator para o envelhecimento prematuro.
“Os lacticínios causam um desiquilíbrio hormonal no sistema, aumentando a cascata hormonal IGF1, que leva ao aumento do envelhecimento da pele”, sublinha a Dra. Sethi.
Fique também a conhecer a edição de maio da revista ACTIVA, com Mafalda Castro na capa.