É daquelas pessoas que apenas usa protetor solar quando vai para a praia ou para a piscina? Então saiba que está a cometer um (grande!) erro no que toca à saúde da sua pele. Dizem os especialistas que a única ocasião em que podemos prescindir deste produto é, muito provavelmente, à noite quando estamos a dormir.
“Não importa a época do ano, o sol está sempre a emitir raios ultravioleta prejudiciais”, diz a dermatologista norte-americana Mary Lupo. “Mesmo que perceba queimaduras solares nos meses mais frios, é importante manter a pele protegida durante todo o ano, pois esses raios podem causar envelhecimento prematuro e danos ao ADN.”
Esses danos no ADN de que a especialista fala são provocados pelos raios UVB e podem levar ao desenvolvimento de cancros. Os raios UVB são mais intensos entre as 10h e 16h, enquanto os raios UVB estão “presentes todo o dia e penetram profundamente na pele”, o que faz a nossa pele envelhecer mais rapidamente.
Quer isto dizer que, se estiver dentro de casa com as janelas fechadas, pode obter proteção dos raios UVB mas não dos UVA. Por isso mesmo, usar protetor deve fazer parte da rotina diária, quer esteja na rua ou se mantenha num espaço interior. Além disso, a luz azul emitida por dispositivos digitais também provoca danos e também devemos a nossa pele dessa energia.