São muitos os fatores externos que podem ter um impacto negativo na saúde mental e o calor é um deles.
Segundo os especialistas do portal espanhol Mundo Psicólogos, as altas temperaturas podem afetar o sono, o que, por sua vez, tem consequências na nossa forma de agir no dia seguinte. “Esta falta de sono causa irritabilidade, ansiedade, stress, cansaço, nervosismo, alterações de humor e mal-estar geral”.
Além disso, confirmam que, “com o calor, também temos menos vontade de trabalhar, porque nos sentimos mais cansados. Então, a produtividade e a concentração diminuem”. Um fenómeno que pode aumentar a agressividade e violência, especialmente entre pessoas com problemas de autocontrolo.
Truques para driblar a situação
- Manter uma boa hidratação
Isto não se resume apenas a suprir as necessidades do organismo, que em situações de calor podem aumentar, mas também a incorporar sumos e alimentos ricos em água; - Comer alimentos leves e refrescantes
Os pratos pesados devem dar lugar aos legumes, às frutas e legumes, às saladas, aos cremes e sopas frias. Ou seja, opções que não envolvam uma ingestão calórica excessiva; - Deixar o calor à porta de casa
O calor excessivo pode impedir-nos de descansar bem, então o ideal é fechar as cortinas ou persianas nas horas mais críticas, optando pelo contrário quando as temperaturas estiverem mais amenas. É uma boa ideia tentar deixar o ar fluir, abrindo janelas opostas, e optar por roupas (incluindo de cama) leves e respiráveis.