Um dia, a nossa vida muda porque tivemos um filho. Uma volta de 360º que nos deixa em êxtase. E de repente, quando parece que ainda não percebemos bem o que nos aconteceu, o bebé cresceu. Já não é aquele ser pequenino e indefeso. Ganha autonomia. Tem uma personalidade.
Por volta dos 4 anos, as crianças não só sabem muito bem o que querem como têm necessidades diferentes. Cresceram, o corpo mudou e com estas mudanças surge também a necessidade de os protegermos de outra forma. Provavelmente, chegou a altura de procurar uma nova cadeira para o carro, adequada ao seu peso e altura, e que garanta a máxima proteção. Ou seja, chegou a altura de passar para as cadeiras do grupo 2/3. Mas como escolher a cadeira certa?
O que são as cadeiras do grupo 2/3?
São as cadeiras indicadas para crianças com peso entre os 15kg e os 36kg, normalmente entre os 4 e 12 anos. São as cadeiras que vão usar mais tempo, por isso é importante que a escolha seja meditada. A principal característica desta cadeira é que se trata de um assento elevador com encosto: ou seja, as crianças deixam de utilizar o clássico arnês de 5 pontos e passam a usar diretamente o cinto de segurança do próprio automóvel.
O art.nº55 do Código da Estrada (Lei n.º 72/2013, Diário da República n.º 169/2013, Série I de 2013-09-03) estabelece que as crianças devem usar um sistema de retenção até que superem os 135cm de altura, mas é recomendável que continuem a utilizá-lo até aos 150cm. Por isso é tão importante saber escolher o sistema que garanta máxima proteção.
Prioridade à segurança
A segurança, naturalmente, é a prioridade absoluta. O objetivo da cadeira é proteger a criança em caso de colisão ou travagem brusca, e por isso é tão importante escolher um sistema de retenção que garanta segurança total.
No caso dos elevadores com encosto, as crianças deixam o arnês de 5 pontos e passam a utilizar o cinto do veículo, como vimos. Mas esta alteração tem implicações. O cinto de segurança simples pode não ser a opção mais segura: uma má colocação pode resultar em lesões na zona abdominal das crianças em caso de colisão.
Para garantir que a criança pode movimentar-se à vontade e ainda assim manter a sua posição correta, a Britax Römer desenvolveu o inovador sistema SecureGuard, que acrescenta um 4º ponto de fixação entre as pernas, evitando que o cinto se mova.
Incluído em modelos como a nova cadeira KIDFIX III S, este sistema foi submetido a testes com resultados promissores. Os crash tests efetuados pela Britax Römer com um dummy Q6, representando uma criança de seis anos, indicam que o SecureGuard reduz as forças sobre o abdomen até 35% no caso de sofrer uma colisão frontal, mantendo assim a criança na posição mais segura no seu assento e dando-lhe ao mesmo tempo liberdade de movimento.
Proteção de pescoço e peito
Para além disso, a KIDFIX III S vem equipada com a nova almofada XP-PAD que proporciona uma proteção única de zonas mais vulneráveis, como o pescoço e o peito. Esta solução pioneira patenteada pela Britax Römer absorve até 30% da energia em caso de impacto, e previne a hiperflexão cervical, ao reduzir o movimento da cabeça. Além disso, por ser almofadada, proporciona um conforto extra à volta do cinto de segurança.
Também no que toca à proteção lateral esta cadeira vem bem equipada. A proteção da cabeça e dos ombros é crítica em caso de colisão lateral, por isso é recomendável usar um elevador com um encosto alto até aos 150 cm de altura. Para além disso, modelos como o KIDFIX III S incluem o sistema SICT. Uma peça a cada lado que se estende, desde o lateral mais próximo à porta do carro, absorvendo até 25% da energia gerada no caso de se registar um impacto lateral.
Conforto a toda a prova
“Quanto falta para chegarmos?” é a pergunta que mais vezes ouvimos no interior de um carro e não acontece apenas por causa da impaciência por chegar ao destino e brincar muito. Uma viagem longa é muitas vezes fonte de desconforto e pode até causar dores musculares (e a má disposição associada).
Pensando no conforto dos mais pequenos, a Britax Römer desenvolveu uma cadeira que se adapta à criança à medida que cresce, garantindo sempre o mesmo nível de conforto. Porque tem uma área de assento mais ampla e ergonómica, a KIDFIX III S proporciona um melhor apoio de pernas, ideal para trajetos longos. Ao mesmo tempo, o encosto em forma de V e as dimensões internas mais amplas proporcionam mais espaço para as costas e os ombros das crianças à medida que crescem.
Os testes comprovam
Comprar uma cadeira de automóvel para os nossos filhos não pode ser um assunto ligeiro. A primeira regra é que só podemos confiar nos modelos homologados, que cumprem à risca as normas e regulamentos de segurança vigentes, e a segunda regra é que é importante que as cadeiras sejam validadas por testes independentes.
No teste do clube alemão do automóvel ADAC em Maio, a KIDFIX III M da Britax Römer conseguiu a melhor pontuação alcançada por um elevador com encosto do grupo 2/3 (ou o seu equivalente na normativa R129 ou i-Size) desde 2015, ano em que o protocolo das provas foi alterado, introduzindo testes de impacto mais exigentes. Este modelo destaca-se principalmente no que respeita à segurança, obtendo uma pontuação nunca antes alcançada por uma cadeira nessa categoria.
O novo KIDFIX III S, que ainda não foi submetido a este teste, está baseado no KIDFIX III M, mas adiciona a renovada almofada XP-PAD, para maior proteção do pescoço e do peito em caso de impacto frontal.
Boa viagem com conforto e segurança!