Herpes
Este vírus que, uma vez instalado, fica dormente à espera de uma oportunidade para ‘florescer’ no canto dos lábios, é facilmente activado pelos raios UV. Previna o seu aparecimento aplicando em toda a boca e contorno um stick de alta protecção solar.
Hidratação
Manter a pele bem hidratada é um dos segredos para um bronzeado bonito e duradouro. Depois de um dia de praia, aplique sempre um hidratante corporal após o duche. Se for um específico pós-sol melhor, porque contém ingredientes reparadores.
Horário
Para um bronzeado bonito, uniforme e duradouro, e uma pele jovem, sem rugas nem flacidez prematuras, respeite as horas em que o sol bronzeia sem queimar. Passe à sombra entre as 11h e as 15h.
Índice
O índice de protecção é aquele numero que vem nas embalagens dos protectores solares. Pode ser chamado IP (índice de protecção), FPS (factor de protecção solar) ou SPF (sun protection factor). Segundo as novas recomendações europeias os índices 6 e 10 são considerados protecção baixa ou fraca; índices 15, 20 e 25 protecção média; 30 e 50 protecção alta; 50+ protecção muito alta.
Utilize sempre um índice mais alto para os primeiros dias, mesmo que baixe ao fim de uma semana. E não joque com os índices altos para ficar mais tempo ao sol ou expor-se a meio do dia. A sua pele não se deixa enganar e vai sofrer.
Jogos
Se costuma jogar vólei, raquetes ou quelquer outra coisa que a faça transpirar, use um protector solar especial para desportistas, resistente à transpiração.
Manchas
O seu nome técnico é melasma e aparecem mais frequentemente sobre o lábio superior, mas maçãs do rosto, testa e pescoço. Praticamente invisíveis ao longo do ano, surgem de repente ao fim de umas horas de sol. Estão geralmente ligadas ao ambiente hormonal feminino e portanto tudo o que o altere (gravidez, pílula, terapia hormonal na menopausa) pode provocar o aparecimento destas manchas. Uma vez instaladas, são difíceis de eliminar, por isso o ideal é prevenir o seu aparecimento protegendo-se com chapéu, óculos de sol e protectir 50+.
Medicamentos
Certos medicamentos (não só de aplicação tópica mas também orais), podem causar fotossensibilidade ou alergias quando combinados com a exposição solar. É o caso de alguns bactericidas, antibióticos, anti-histamínicos, fungicidas, anticoncepcionais, medicamentos para o coração e a acne, diuréticos e tranquilizantes. Confirme com o seu médico antes de ir à praia.
Nuvens
A não ser que esteja tão escuro que tenha de andar de lanterna na praia, o céu nublado deixa passar 80% da radiação solar, e se há radiação há risco para a pele. Proteja-se como se estivesse um sol radioso.
Perfume
Não combina com sol porque o álcool e outros componentes das fragrâncias tradicionais podem ser fotosensibilizantes. Reserve-o para a noite, depois da praia, ou mude para a versão de Verão, sem álcool.
Sensibilidade
Não está necessariamente ligada a um fotótipo baixo: pode-se ser muito morena e ter uma pele sensível. Use produtos específicos para estes casos, com fórmulas minimalistas, sem perfume e sem filtros químicos, que pode encontrar em inúmeras marcas, seja em supermercado, farmácia ou perfumaria.
Solário
Se tem amor à sua pele e à sua saúde, não os frequente. Os dermatologistas chamam-lhes ‘fábricas de rugas e de cancro da pele’. Prefira um autobronzeador, que é inócuo para a pele.
Sombra
Mesmo debaixo de um toldo ou guarda-sol, a pele continua sob ataque dos raios solares: a areia reflecte 20% da radiação e a água 85%. Portanto, mesmo que esteja à sombra, não deixe de aplicar o seu protector.
UV
Os raios ultravioleta que atravessam a atmosfera são basicamente os UVA e os UVB.
Os UVB conseguem penetrar até à derme (camada profunda da pele), onde atacam o DNA das células. São barrados pelo vidro e mais intensos no Verão e a meio do dia, podendo causar queimaduras, rugas, manchas, sardas e cancro de pele. Os UVA conseguem passar através do vidro, penetram até à derme ainda em maior quantidade que os UVB e destroem o colagénio e a elastina, acelerando os processos de flacidez. Atacam também as células do sistema imunitário da pele. Mantêm a mesma intensidade praticamente todo o dia e todo o ano e causam rugas, flacidez, envelhecimento precoce, sensibilidade da pele e cancro.
Vitamina D
Precisamos dela para o processo de absorção do cálcio e é o sol que nos ajuda a sintetizá-la. Mas no nosso país ensolarado, isso não é desculpa para ficar a torrar ao sol: basta uma dúzia de minutos por dia a caminhar pela rua para sintetizar a vitamina D necessária.