PARA SÍNDROMES GRIPAIS
Chá Rosil Nº20, da Ervanária Rosil. Com 65 anos de provas dadas em três gerações de engripados, esta infusão contém uma combinação ‘tiro e queda’ de ervas usadas tradicionalmente nas manifestações relacionadas com constipações e resfriados: poejos, saramagos, carqueja flor, diabelha, orégãos, perpétua roxa, eucalipto, alteia raiz e flor de sabugueiro, que agem em sinergia para um efeito poderoso.
Encontra-o na Ervanária Rosil da Rua da Madalena em Lisboa ou na loja online no site www.ervanariarosil.pt.
PARA ROUQUIDÕES E BRONQUITES
Infusão de perpétua roxa bio Ervas da Zoé. Esta infusão, popularizada pela cantora Dulce Pontes que a usa para proteger a voz, é um clássico incontornável para aliviar afeções da garganta.
Encontra-a em lojas bio e gourmet, e pode encomendar diretamente ao produtor através do mail ervasdazoe@gmail.com ou comprá-lo diretamente na Quinta das Mentas (Ladoeiro, Idanha-a-Nova), onde é produzido.
PARA CONSTIPAÇÕES E RESFRIADOS
Chá do Dr. Weil. É assim que lhe chamamos aqui na revista porque o descobrimos no site do médico americano integralista Andrew Weil e comprovámos os seus resultados. Pele e rale um pedaço de 2cm de raiz de gengibre e ponha numa caçarola com duas chávenas de água fria; quando levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver 5 min.; junte uma boa pitada de pimenta de cayena e ferva mais 1 min.; retire do lume e junte 2 colheres de sopa de sumo de limão acabado de espremer, 1 dente de alho esmagado e mel a gosto. Deixe arrefecer, coe e vá bebendo. O gengibre é anti-inflamatório, o limão antioxidante, o alho bactericida e antiviral e a pimenta de cayena ajuda a transpirar para eliminar toxinas.