A ansiedade é normal ao ser humano, quando nos deparamos com situações desafiantes para nós, gerando uma sensação de medo face ao perigo real ou imaginário. A ansiedade patológica ou distúrbio de ansiedade ocorre quando a ansiedade é frequente e intensa, perante situações reais ou recalcadas pela pessoa.
Entre as causas da ansiedade estão as causas biológicas, quando existem anormalidade químicas no cérebro ou desequilíbrios hormonais. Outras causas da ansiedade podem ser as vivências da pessoa: uma infância insegura ou de abandono, perda de alguém significativo, baixa auto-estima e insegurança, medo de falhar, entre outros. São vários os sintomas de ansiedade, tais como: falta de ar, sufoco no peito, batimento cardíaco acelerado, arrepios e suores e sobretudo medo de ter medo.
A ansiedade alimenta-se do medo e “vomita” esse medo através de sintomas físicos no corpo.
Racionalizar a causa do medo é um caminho para ultrapassá-lo, através da consciência do que gera esse medo (situações padrão que geram o medo). O medo precisa de ser aceite pela pessoa como seu, como manifestação de um alerta que deve ser escutado, compreendido pelo próprio.
“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.” Jean Paul Sartre
Inês Guterres Ribeiro
Psicóloga clínica e hipnoterapeuta
Contacto: 914730443
email: inesgutrrr@gmail.com
https://www.facebook.com/Inês-Ribeiro-Psicóloga-Clínica
Trabalha em colaboração com espaços terapêuticos, em Lisboa.