Todas sabemos o quão importante é manter uma rotina de skincare. Porém, nem sempre é fácil definir qual a melhor para o nosso tipo de pele, tendo em conta a grande quantidade de informação à quual temos acesso. Para ajudar, a revista Health selecionou alguns mitos no que toca aos cuidados com a pele. Eis 6 deles:
1. Cremes de olhos devem ser guardados no frigorífico
Danné Montague-King, fundador da DMK Skincare, diz que o frio não prolonga a vida do produto e que “quando colocamos um creme frio na pele, o nosso corpo irá aquecê-lo imediatamente“. Porém, é verdade que o frio ajuda a combater o inchaço, pelo que, se esse é o seu objetivo, Danné aconselha a usar uma compressa fria, que irá manter-se assim, mesmo em contacto com a pele quente.
2. Preço = qualidade
“Nem todos os produtos caros funcionam melhor que os baratos. Tem tudo a ver com as fórmulas“, explica a dermatologista Kavita Mariwalla. E qual um dos profutos preferidos da especialista? Nem mais nem menos que a vaselina! Assim sendo, o melhor é informar-se e procurar produtos com ingredientes que funcionem bem na sua pele, independentemente do preço.
3. Se a pele é oleosa, não é preciso hidratante
A pele oleosa pode estar desidratada. Na verdade, pode ser mesmo a desidratação a contribuir para a produção excessiva de sebo, como forma de compensar. Usar um hidratante regularmente pode, na verdade, contribuir para equilibrar a oleosidade da pele. Opte por cremes sem óleos, próprios para peles tendencialmente oleosas.
4. Olheiras = cansaço
A descoloração em torno dos olhos acontece quando o sangue e fluidos não estão a circular de forma eficiente. Claro que dormir o suficiente ajuda. Porém, este sintoma pode indicar falta de ferro ou oxigénio, bem como envelhecimento, já que a pele fica mais fina. Procure cremes que contenham cafeína na fórmula.
5. Os poros abrem e fecham
Os poros não abrem e fecham. O que pode acontecer é a dilatação dos mesmos, causada pela idade, temperatura, genética, ou mesmo a acumulação de sujidade e sebo (que os deixa com aparência maior). A melhor forma de evitar? Exfoliar regularmente a pele.
6. A genética determina como a pele envelhece
Claro que a genética tem um papel importante no envelhecimento da pele, porém, este é um processo complexo, no qual os fatores externos também são essenciais. Assim sendo, e tendo em conta que conseguimos controlar a forma como tratamos a nossa pele, há que fazê-lo bem. Usar protetor sola, evitar a poluição, o stress, bem como o tabaco são bons hábitos a adotar.