Comprar um creme hidratante pode, muito facilmente, tornar-se numa tarefa complexa. Como é que se escolhe o produto certo para a nossa pele? Como é que sabemos que o creme ‘anti-imperfeições’ vai mesmo resolver as borbulhas que teimam em aparecer e o sérum ‘antirrugas’ vai mesmo tratar os primeiros sinais de idade?
Até aqui, a ciência de um dermocosmético estava reservada a quem os formulava, mas é cada vez mais comum ver as alegações tradicionais de eficácia substituídas, ou complementadas, pela descrição dos ingredientes que constituem o produto. “Por um lado, o consumidor sente-se mais conhecedor e capaz de escolher os seus produtos, por outro, esta estratégia cria uma percepção de maior transparência por parte das marcas”, explica a farmacêutica Marta Ferreira, autora de ‘O Livro da Pele’ e do blog ‘A Pele que Habito’.
Esta nova pauta pode, no entanto, deixar qualquer um assoberbado. Há um sem-fim de ingredientes ativos e quando finalmente ‘ácido hialurónico’ se torna um termo familiar surgem mais uns tantos que nos deixam confusas, como retinol, bakuchiol e niacina-quê?
Para que, numa próxima compra, saiba exatamente o que escolher, vista a bata branca: é tempo de uma visita guiada ao laboratório.
Glossário de ingredientes
ÁCIDO AZELAICO
Composto de origem fúngica com ação antimicrobiana, despigmentante e levemente esfoliante, usado no cuidado da pele com tendência acneica, rosácea ou manchas.
ÁCIDO GLICÓLICO
Trata-se de um alfa-hidroxiácido com elevada ação esfoliante, que contribui para a hidratação da pele ao reduzir a compactação da epiderme. Os produtos mais concentrados tendem a ser pouco tolerados por pele sensível.
ÁCIDO HIALURÓNICO
Molécula de grandes dimensões e que se encontra naturalmente na pele, contribuindo para a sua hidratação e volume. Em cosméticos, não passará das camadas superiores da epiderme.
ÁCIDO LÁTICO
Por ter uma ação esfoliante menor do que o ácido glicólico, este alfa-hidroxiácido é também mais bem tolerado.
ÁCIDO MANDÉLICO
É um hidroxiácido mais fraco do que os anteriores, por isso usado frequentemente em produtos com ação esfoliante para pele sensível.
ÁCIDO SALICÍLICO
Ácido esfoliante adequado às zonas oleosas da pele e que possui também uma ação antimicrobiana, sendo mais indicado para a pele com tendência acneica.
ALOE VERA
É uma planta cuja secreção gelificada é frequentemente usada em cosméticos, devido à sua ação hidratante e refrescante.
AMINOÁCIDOS
São os blocos construtores das proteínas, como o colagénio, elastina ou queratina, sendo essenciais para que a pele as produza.
BAKUCHIOL
Ingrediente de origem vegetal que ativa alguns dos genes relacionados com os retinóides, tendo uma eficácia menor do que a do retinol, mas clinicamente apta a reduzir a aparência de manchas, rugas e perda de firmeza.
CAFEÍNA
Apesar de estes efeitos não serem claros, pensa-se que a sua ação estimulante poderá ajudar a promover a circulação sanguínea, importante para a redução do inchaço ocular e olheiras arroxeadas, mas também a acelerar a queima de gordura, sendo por isso frequentemente usada em produtos anticelulíticos.
CERAMIDAS
São naturalmente produzidas pelas células da epiderme, onde contribuem para garantir a impermeabilidade face a alergénios e outras ameaças externas e manter a hidratação da pele.
COLAGÉNIO
Uma grande molécula, presente sobretudo nas articulações e na derme da pele, onde é responsável pela firmeza e estrutura. Tal como o ácido hialurónico, o colagénio não irá além da superfície cutânea quando usado em produtos cosméticos.
DI-HIDRO- XIACETONA
É usada em autobronzeadores já que, ao interagir com a queratina da superfície da pele, forma um composto mais escuro que lhe dá uma aparência bronzeada.
ESQUALANO
Trata-se de um derivado mais estável do esqualeno produzido pela pele, que permite manter a sua hidratação.
EXTRATOS
Os extratos são preparações à base de plantas, animais ou algas compostos por diversas moléculas presentes na matriz natural. Os extratos de chá verde, fucus (alga castanha) ou caracol são alguns dos mais usados.
GLICERINA
Resulta da quebra dos triglicerídeos e é usada em grande parte dos cosméticos devido à sua capacidade para reter água, contribuindo para a hidratação cutânea.
N-ACETILGLUCOSAMINA
Faz parte da constituição do ácido hialurónico e é usada em cosméticos para promover a hidratação da pele e minimizar a aparência de rugas e manchas.
NIACINAMIDA
Esta molécula encontra-se no ciclo celular de produção de energia e contribui para a saúde da pele ao promover a síntese de ceramidas e outros lípidos epidérmicos, mas também pela sua ligeira ação antirrugas, despigmentante e iluminadora.
ÓLEOS
Os óleos são maioritariamente de origem vegetal e são muito usados em cosméticos, sobretudo com o objetivo de reter a hidratação cutânea.
PARABENOS
Apesar da aparente controvérsia, estes conservantes são muito eficazes na prevenção do crescimento de microrganismos em cosméticos, sendo dos compostos mais estudados em termos de segurança para esta finalidade.
PÉPTIDOS
Fragmentos de proteínas capazes de interagir com determinadas estruturas das células da pele. Existem péptidos que promovem a síntese de colagénio, ácido hialurónico ou contribuem para o relaxamento muscular nas zonas onde tendem a aparecer rugas de expressão.
PREBIÓTICOS
São compostos por açúcares e outras moléculas que servem de alimento aos microrganismos que compõem a microbiota da pele.
POSBIÓTICOS
Ao contrário dos probióticos, que não podem ser usados em cosméticos, estes compostos não possuem microrganismos vivos mas sim bactérias e/ou fungos inativados, ou fragmentos dos mesmos, que interagem com a microbiota cutânea.
PRÓ-VITAMINA B5
Também conhecida como pantenol, esta molécula promove a regeneração da pele lesada, hidrata e atenua a sua inflamação.
RETINOL
É a vitamina A, podendo também encontrar-se em cosméticos sob as formas de retinal ou palmitato de retinilo. Entre várias ações, estimula a ativação de genes capazes de promover o aumento do colagénio e outras proteínas da pele, e favorece a renovação epidérmica.
VITAMINA C
Tem ação antioxidante, despigmentante e promotora da síntese de colagénio. Encontra-se nos cosméticos como ácido ascórbico ou derivados (glucósido de ascorbilo, tetraisopalmitato de ascorbilo, entre outros).
VITAMINA E
Este antioxidante encontra-se nas secreções oleosas da pele e também em cosméticos, onde protege as membranas celulares e outros lípidos da oxidação por radicais livres.
ZINCO
É um mineral encontrado em muitos produtos e que é essencial para a produção de vários compostos necessários para a saúde da pele. Possui ação antimicrobiana e regeneradora.
BOAS COMBINAÇÕES
Vitamina C + Vitamina E: duo antioxidante para ajudar na proteção face à radiação UV.
Niacinamida + N-acetilglucosamina: para reduzir manchas castanhas.
Retinol + bakuchiol: para prevenir e atenuar a aparência dos sinais de envelhecimento.