A Shakira que surgiu na conferência de imprensa no Estoril, em nada tinha a ver com a provocante e semi-despida cantora de ‘She Wolf’. Vestida de forma sóbria, a columbiana vinha falar de assuntos sérios. Na Cimeira Ibero-Americana que está a decorrer no Estoril, Shakira apresentou-se hoje na qualidade de representante da ALAS, uma fundação criada e presidida por si, que tem como objectivo apoiar as crianças mais desfavorecidas na América Latina.
Na conferência de imprensa encontrava-se também o Presidente do Chile, Michelle Bacheleto, o Presidente da Columbia, Alvaro Uribe, , o da Argentina, Cristina Kirchner, do México, Felipe Calderon, e do Panamá, Ricardo Martinelli.
Shakira lembrou o objectivo daquela presença: "Viemos chamar a atenção para a urgência de de apoiar os 35 milhões de crianças que vivem na América Latina sem receber qualquer tipo de educação. E também os milhares de meninos e meninas que todos os anos morrem devido a subnutrição. Nós, na Fundação Alas, tentamos apoiar financeiramente estas crianças, mas sabemos que não é fácil e que temos um caminho longo e duro pela frente. Mas a persistência vai ser a base do nosso sucesso. Por isso vamos continuar a insistir e não vamos desistir enquanto não conseguirmos um apoio universal para estas crianças dos 0 aos 6 anos".