Reese Witherspoon é a última atriz a juntar-se a uma longa lista de mulheres famosas que vieram recentemente a público com as suas experiências pessoais de assédio sexual em Hollywood.
Durante o evento ‘ELLE Women in Hollywood’, à semelhança de muitas outras convidadas, a estrela de 41 anos comentou o escândalo Weinstein que abalou a indústria.
“Esta foi uma semana muito dura para as mulheres em Hollywood, para as mulheres no mundo todo, e muitas situações e muitas indústrias são obrigadas a lembrar e reviver muitas verdades feias”, disse durante o seu discurso de aceitação no hotel Beverly Hilton. “Eu tenho as minhas próprias experiências que me vieram à cabeça de uma forma muito vívida, e tem sido muito difícil dormir, pensar e comunicar muitos sentimentos que tenho tido sobre ansiedade… e culpa por não ter falado mais cedo”, continuou. “Sinto puro nojo do realizador que me agrediu sexualmente quando eu tinha 16 anos e raiva dos agentes e produtores que me fizeram sentir que o silêncio era uma condição para continuar a ter emprego. E gostava de poder dizer-vos que esse foi um incidente isolado na minha carreira, mas infelizmente não foi. Eu tive múltiplas experiências de assédio e agressão sexual, e não falei muito sobre elas”.
“Depois de ouvir todas aquelas histórias nos últimos dias e de ouvir estas mulheres corajosas a falarem esta noite sobre coisas que normalmente nos pedem para mantermos em segredo, senti vontade de falar, e de falar bem alto porque me senti menos sozinha esta semana que durante a minha carreira inteira”, acrescentou Witherspoon. “Falei com tantas atrizes e roteiristas, particularmente mulheres, que passaram por experiências semelhantes, e muitas delas vieram a público corajosamente com as suas histórias. A verdade é muito encorajadora para mim e para todos no mundo, porque só nos podemos curar ao contar a verdade. Sinto-me muito, muito encorajada com a ideia de que isto vai ser o novo normal. Para todas as jovens mulheres neste salão, a vida vai ser diferente porque nós estamos convosco, apoiamo-vos e isso faz-me sentir melhor”.