“Somos todos líderes, todos temos seguidores, mas o que faz um bom líder?” Esta foi a questão que deu o mote à intervenção deste ano de Cristina Ferreira no palco Content Makers, da Web Summit, em Lisboa. Enquanto ensinava a plateia a conjugar o verbo “to be” (ser/estar), explicando o que para si é o sucesso, a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI sublinhou: “Para ser líder tens de saber quem és. E só há uma forma de ser bem sucedido: ser verdadeiro. É a verdade que te protege”.
Neste seguimento, Cristina Ferreira confessou que falhar é o primeiro passo para se ser bem sucedido. “Quando não falho é porque não estou a fazer nada de novo. Houve uma altura da minha vida em que as pessoas diziam que tudo em que tocava transformava-se em ouro. Mas ganhar sempre não é divertido. Disse muitas vezes: deixem-me falhar. Temos de deixar a nossa zona de conforto. Se o teu sonho não funcionar é porque talvez não seja para ti. E está tudo bem. Tenta outro. Não temos de ter medo da mudança”, afirmou.
Esta sua intervenção terminou com uma dissertação sobre como o dinheiro não é fonte de felicidade: “Toda a gente quer ser rica. Se possível milionária. Mas o sucesso não é dinheiro. As pessoas mais ricas do mundo não pensam sobre dinheiro. Pensam que o que interessa é encontrares aquilo que amas. Um trabalho dá-te dinheiro, um sonho dá-te felicidade e és rico quando és feliz ”.