Para que as pessoas com doenças respiratórias crónicas estejam mais protegidas nos meses de frio, devem começar a investir em medidas de controlo da doença no verão minimizando assim o risco de complicações futuras. Segundo o último relatório do Instituto Nacional de Estatística, a maior frequência de óbitos por doença foi registada nos meses do inverno, com destaque para as doenças do aparelho respiratório, em particular gripe e pneumonia.
O Inverno que se aproxima prevê-se desafiante e exigente, tendo em conta o risco adicional da atual pandemia de COVID- 19.
“Apenas” uma constipação?
Grande parte da população tem constipação ou gripe no Inverno. Mesmo durante os Invernos mais amenos, menos frios e chuvosos, há gripe. No entanto, nas pessoas com doença pulmonar estas situações deixam o organismo mais suscetível ao agravamento dos sintomas respiratórios. Encarar de ânimo leve estas doenças não é uma opção e a prevenção das mesmas deve começar ainda antes dos primeiros sinais da chegada da estação do frio.
Comece já a prevenir
1. Visite o seu médico assistente no início do Outono. Entre em contacto, caso exista qualquer alteração significativa ou mantida dos seus sintomas. As unidades de saúde têm tomado medidas e delineado circuitos que garantem a sua proteção e conforto. Sinta-se seguro, visite o seu médico.
2. A adesão à terapêutica é fundamental. No verão, não dê férias à sua medicação.
3. Faça atividade física regular. É uma das melhores formas de manter o sistema imunitário nas melhores condições possíveis.
4. Procure ser vacinado para a pneumonia e, anualmente no Outono, com a vacina da gripe, como forma de prevenção destas doenças infeciosas. A vacinação é proteção.
Durante os meses frios…
• Evite o contacto com pessoas engripadas e locais com grande afluência de pessoas, mantendo a distância física sempre que possível.
• Faça caminhadas ao ar livre, sem se expor em demasia ao ar frio ou a mudanças bruscas de temperatura.
• Lave as mãos várias vezes, com especial incidência na altura de confecionar alimentos e antes das refeições.