![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/02/141044652_263842908419442_3464640232730396132_n-977x1080.jpg)
Arranjar-se para sair de casa, quer fosse para ir trabalhar ou para uma atividade de lazer na rua, provavelmente fazia parte da sua rotina diária. Depois, de um momento para o outro, chegou a pandemia.
Com as medidas de isolamento e a realidade da higienização constante, muitos artigos de moda ficaram guardados no armário, especialmente os acessórios. Embora haja a ideia de que as bijuterias, joias, roupas, etc. vão manter-se em bom estado se forem apenas armazenadas em locais secos, a verdade é que são necessários certos cuidados para evitar que se desgastem ou fiquem estragadas.
A boa notícia boa é que é possível, sim, na maioria das vezes, resolver esses estragos. Abaixo, veja nove dicas para manter a “saúde” dos seus acessórios favoritos.
Lenços
A cada três meses, lave-os à mão, preferencialmente com sabão neutro e água morna ou fria (nunca quente). Se optar por deixá-los de molho – normalmente, isso não é necessário – faça-o por pouco tempo e trate de cada peça individualmente. Isto porque algumas desbotam e podem manchar os restantes artigos.
Não esfregue com força, pois algumas criações são extremamente finas e podem largar pequenos fios. Quando torcer, se possível, enrole o lenço dentro de uma toalha e torça para remover a água em excesso. Após a limpeza, seque-os à sombra e, se passar a ferro, coloque outro tecido por cima, para que não haja contacto direto com o ferro. Guarde-os de volta no armário, de preferência, em saquinhos separados.
Peças de couro ecológico
Uma vez por mês, aplique um hidratante nestas peças. Sim, isso mesmo, um hidratante. Embora alguns especialistas recomendem a vaselina, os cremes para a pele ou cabelo também são bastante eficazes. Pegue na peça, passe um pano húmido (e não encharcado) para remover o pó, deixe secar e, de seguida, comece a “massagem” com o seu produto de eleição. Não se esqueça dos cantinhos, alças, fechos etc. E atenção: nunca deixe este tipo de artigos ao sol, pois vão ressecar.
Peças em pele
Embora as pessoas raramente se lembrem disto, o couro é a pele de uma animal morto e, assim sendo, para se manter bonito. Para hidratar, assim como acontece com o couro sintético, é preciso aplicar um hidratante, que pode ser um creme de corpo neutro ou até mesmo um produto específico para este fim. Além disso, é importante manter as peças guardadas em locais secos – sem nenhuma humidade, para que a peça, literalmente, não mofe -, sem luz e calor, e esticadas (para não fazer vincos). Outra dica é guardar em capas de proteção, como algumas em TNT ou de tecido de algodão (as plásticas podem causar humidade e mofar, pois abafam).
Como normalmente as pessoas usam couro sobre outras roupas ou em acessórios, e não diretamente em cima da pele diretamente, as peças não precisam de ser lavadas constantemente. Porém, caso precisem, vale a pena investir numa lavagem profissional para não danificar. Se lavar em casa, siga as instruções das etiquetas internas, que especificam os produtos, bem como a forma de lavagem e secagem.
Bijuterias prateadas
Embora pareçam prata, no momento da higienização, é importante ter consciência de que não são. Aqui, o truque é usar uma borracha branca – sim, como as da escola. Como? Coloque a peça esticada em cima de uma toalha e vá esfregando a borracha, sem fazer muita força. Ela ficará imediatamente mais clara. Normalmente, este é um método utilizado em peças soldadas, que não se desmontam (como colares com elos abertos no fecho).
Também pode limpar as bijuterias, especialmente as foscas ou envelhecidas) com uma esponja e sabão de coco. Humedeça a esponja e aplique o sabão na parte áspera. Depois, repita o mesmo movimento da técnica anterior, mas com um pouco mais de força. Irá notar que o artigo vai perder o tom amarelado. Quando terminar, passe-o por água, para tirar o sabão, seque delicadamente com uma toalha e, depois, com o ar quente de um secador. Certifique-se de que não sobra nenhuma gota de água. Por fim, coloque-a em saquinhos individuais e guarde-a.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/02/limpeza-pec%CC%A7as-1.jpeg)
Bijuterias ouro velho
Lave as peças com sabão neutro e seque. De seguida, pegue numa palha-de-aço fininha e passe esfregue a peça, num só movimento. Ela não só vai ficar mais clara, mas também vai recuperar a cor original. Sublinho que esta técnica é apenas para peças envelhecidas – aquelas que já têm uns certos ‘arranhões’.
Joias com ou sem pedras preciosas
Misture água morna e detergente neutro (também pode ser champô de bebé). Pegue uma esponja, molhe o lado macio nessa solução e passe, suavemente, sobre a peça. À medida que for fazendo movimentos contínuos, vai perceber que o artigo está a recuperar a cor original (tanto do metal quanto das pedras). Depois, enxague a peça em água à temperatura ambiente, ponha-a em cima de um pano limpo e macio e, com outro pano igual, vá secando cada cantinho.
Se a joia tiver algum tipo de perfuração, ou área onde possa acumular água, use um secador, mas apenas no modo de ar em temperatura natural, para eliminar o resto da humidade. Depois, use uma espécie de flanela para lustrar. Guarde num local seco e individualmente.
Joias em prata
Eu prefiro limpá-las à moda antiga, ou seja, mergulhando em água quente com sabão de coco e levando ao lume. Depois, basta usar o secador para remover toda a humidade. Aqui, também funcionam as técnicas adequadas para as bijuterias prateadas e sublinho que as joias em prata banhadas a ouro requerem os mesmos cuidados que as pratas.
Relógios
Se tem o hábito de usar um relógio, mesmo estando em casa, limpe-o sempre antes de guardar. Se a peça for de metal, passe um pano húmido para remover o suor, deixe secar e guarde. Caso a bracelete seja de couro, use o mesmo processo recomendado para artigos deste material. Já os modelos com braceletes de borracha podem ser limpos com um pano, água e sabão. Molhe o tecido, passe no relógio para remover qualquer gordura ou sujidade, deixe secar e guarde.
De sublinhar que estas sugestões são para o dia-a-dia ou para artigos que estiveram guardados por pouco tempo. Quanto aos relógios que estão guardados há muito tempo, e têm a parte de metal oxidada, sugiro que os leve a um local especializado.
Sapatos
Já reparou que, se ficar muito tempo sem usar uns sapatos, ele vão-se desfazendo? Isto acontece porque eles, literalmente, ressecam. A sola vai perdendo pedaços em cima e, dependendo do material, vai ‘descasca’. Neste caso, aplica-se a mesma regra dos outros couros, quer sejam naturais ou sintéticos. Mas e as solas? Por serem feitas, na maioria das vezes, de poliuretano, embora este seja um material resistente, pode acontecer uma reação química caso não sejam utilizados. A cada dois ou três meses, calce os sapatos e ande por casa.
Dica extra: evite guardar bijuterias na casa de banho. Por causa dos banhos quentes, o vapor acaba por oxidar as peças. É o pior local para guardar estes acessórios.