A Páscoa é uma festividade com grandes simbologias, mas é desde a antiguidade que os ovos, um clássico desta data, são oferecidos e utilizados para representar a fertilidade e o renascimento da vida nas mais diversas culturas e religiões.
Entretanto, foi só no século XIX que houve a popularização dos ovos de chocolate inspirados pela confeitaria francesa, que iniciou a tradição. Com o passar do tempo, o chocolate, antes um artigo caro, refinado e reservado, passou a fazer parte do dia a dia, mas o que nunca foi perdido foi o desejo por esta iguaria.
Além do chocolate, os restantes dias Semana Santa contam com outras delícias típicas de Norte a Sul do país, como o borrego, cabrito, bolas recheadas, folar, amêndoas, queijadas e muitas outras que, além do chocolate, podem ser verdadeiros desafios para quem quer controlar o peso durante os dias de festa.
Mas nada é impossível! Basta ter as orientações certas e aproveitar ao máximo o fim de semana prolongado para fazer outras atividades para além de comer, beber e ficar sentado no sofá.
Confira abaixo 6 dicas para desfrutar de um longo e saudável fim de semana de Páscoa:
1. Distribuir tarefas
Não importa se está de férias ou se será apenas uma pausa. O segredo é dividir o tempo para equilibrar o convívio social, momentos de relaxamento, o tempo de autocuidado e, claro, incluir algum tipo de atividade física.
2. Planear para não falhar
Desde o peixe da sexta-feira Santa até aos chocolates de domingo, eleger os seus favoritos e comer conscientemente são práticas que previnem excessos desnecessários. Aproveite a refeição para estar com a família e pousar os talheres entre as garfadas. Se repetir o prato pode ser um desafio, ao terminar, levante-se e vá caminhar pelo jardim ou pela rua com os primos ou tios para colocar a conversa em dia.
3. Viajar de forma inteligente
Páscoa é sinónimo de voltar a casa ou de pequenas viagens, mas isso não significa depender de snacks em estações de serviço ou um lanche rápido “só para desenrascar” enquanto se faz à estrada. Esteja preparado e tenha consigo alternativas saudáveis, como frutas, queijos light, iogurtes magros sem açúcar, batidos de proteína ou sanduíches com frango, por exemplo.
4. Desacelerar
Descansar não precisa de ser sinónimo de estar ao sofá a ver séries e a comer chocolates. Aproveitar os primeiros dias de sol quente, desfrutar de um bom café numa esplanada, tomar um banho de banheira ou apenas ler um livro sem pressa são alguns exemplos relaxantes que não envolvem comida e trazem efeitos extremamente positivos para a saúde. Dissociar o descanso e o prazer da comida é importante para quem busca novos hábitos.
5. Criatividade
Nos dias em que estarão todos juntos, porque não sugerir algumas brincadeiras para aproveitar o tempo em família de forma mais ativa? São alguns exemplos: pintar imagens de Páscoa em papel, pintar ovos cozidos e escondê-los para as crianças procurarem. Para não desperdiçar, peça ajuda às crianças para preparar uma pasta de ovos com os “tesouros” que foram encontrados, já que os ovos são nutritivos e uma ótima opção de lanche entre as refeições para miúdos e graúdos.
6. Atividades!
Não é só de caça aos ovos de Páscoa que se diverte e movimenta uma família durante todo o feriado. Experimente resgatar alguns jogos ativos mais antigos, como Twister ou outros mais modernos, como os jogos de dança por videogame ou até mesmo vídeos de dança no YouTube. Para quem gosta de cantar, o bom e velho karaoke é sempre uma boa opção, que é diversão certa.
Não é preciso abrir mão das tradições e deixar de lado o que mais gosta nesta data, basta abrir os horizontes para novos hábitos e formas de passar o tempo. Sinta-se à vontade para adicionar mais itens a sua lista de Páscoa. Bom Feriado
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.