È claro, que escolher o curso da sua própria vida engloba direitos basilares como a liberdade de expressão, associação, circulação, liberdade religiosa, de tratamento, direitos sexuais, entre muitos outros, que parecem hoje, um pouco beliscados no contexto mundial atual.
Existe um outro fator relativo à liberdade do curso da própria vida que me parece fundamental, e do qual muita gente se queixa de ser prisioneira, ou de ser um bem que sempre escasseia: o TEMPO.
Poder definir o nosso tempo, onde o gastamos, e em que áreas, é da nossa responsabilidade, mas parece que cada vez mais somos escravos da nossa pouca capacidade em gerir este escasso recurso; da nossa procrastinação e dos hábitos que sabemos maus mas não conseguimos contornar ou alterar.
O tempo passado no trabalho, com a família, ou em atividades que gosta impata diretamente na felicidade.
O equilíbrio entre todos estes eixos é fundamental para a realização.
Chegados aqui parece decisivo que nenhum de nós pode sentir-se satisfeito com o curso da sua vida fazendo uma péssima gestão de tempo, e vivendo aprisionado a compromissos que são monótonos, pouco interessantes ou que são uma obrigação. Para tudo isto deve haver o natural equilíbrio, para que possamos sentir que temos tempo, ou melhor sentir que gastamos um boa parte do nosso tempo nas atividades e com aqueles que mais gostamos.
Vamos a algumas atitudes práticas para melhorar a gestão de tempo, e sentir maior liberdade na gestão da nossa vida, e do nosso dia a dia:
1 – Reduzir o tempo nas redes sociais: sim, esta não é nova, mas é necessária. Além de todas as questões de saúde mental tão divulgadas, a verdade é que muitas vezes o tempo nas redes sociais é “tempo vazio”, sem conteúdo útil para a sua vida, sem qualquer novidade ou aprendizagem, sem nada a acrescentar de útil à sua vida. Vários são os app que ajudam a monotorizar e controlar o tempo nas redes sociais (ex: Freedom). Baixe um destes app e comece a gerir melhor a sua presença online. Se for empreendedor ou necessitar de passar uma boa parte do tempo online para vender os seus serviços, tente agendar uma boa parte dos seus post’s comerciais para poder maximizar o seu tempo e automatizar tarefas.
2 – Priorize as suas tarefas por valor e importâncias: comece pelas que lhe vão dar mais retorno, lucro, maiores resultados; e vá sistematizando as tarefas desta forma, sempre considerando também os prazos;
3 – Aplique a Lei de Parkinson: o trabalho expande-se conforme o tempo disponível. Desta forma, tendemos a ser mais produtivos se tivermos menos tempo. Coloque-se timings curtos para realizar as tarefas para que possa conseguir fazer mais em menos tempo. Para gerir melhor, no inicio do processo analise qual o tempo médio gasto nas suas tarefas habituais e comece a tentar encurtá-lo, de forma razoável.
4 – GASTE TEMPO NAQUILO QUE É MAIS IMPORTANTE PARA SI: a maioria das pessoas que diz ter falta de tempo, simplesmente despende tempo a mais em áreas da vida que não são as mais importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Analise quais são as suas áreas prioritárias e entenda quanto tempo está a despender nelas, e se isso é suficiente para que se sinta realizado e atinja as suas metas pessoais.
Estas ideias simples poderão ajudá-lo a maximizar o seu tempo, e conseguir aproveitar melhor o tempo nas atividades e com as pessoas que mais gosta.
Vamos começar 2023 com grande liberdade, a primeira amarra a cortar é a da “falta de tempo.”
Lúcia Palma
Coach ICC n.º4551