![Alinhadores Invisíveis: longe da vista, mas perto da perfeição](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/05/230527_pexels-guilherme-almeida-1858175-640x960.jpg)
Foto Pexels/ Guilherme Almeida
Os alinhadores são aparelhos removíveis de uso contínuo, feitos a partir de um termoplástico transparente, semi-flexível e muito resistente, que inserem forças de modo a corrigir de forma gradual a posição dentária.
Através de uma tecnologia computadorizada em 3D, o aparelho é construído e personalizado
à necessidade do paciente. Esta solução tende a ser, cada vez mais, uma alternativa aos aparelhos fixos, permitindo um tratamento ortodôntico discreto.
Num primeiro momento, com a ajuda de um scanner intraoral, realizam-se os registos digitais dentários, como também exames radiográficos, fotografias intra e extra-orais e um exame clínico. Com base nesses registos, o médico dentista realiza o diagnóstico e planeamento rigoroso do tratamento ortodôntico num software específico, através do qual são elaborados os alinhadores em 3D. Antes de iniciar o tratamento e graças à tecnologia utilizada, o paciente poderá ter acesso à visualização do plano de tratamento e uma simulação do resultado. A partir desse primeiro passo e de acordo com o estabelecido pelo médico dentista, poderá ir trocando os seus próprios alinhadores sozinho, sem auxílio do médico dentista, até à consulta seguinte.
![Alinhadores Invisíveis: longe da vista, mas perto da perfeição](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/05/230527_pexels-cedric-fauntleroy-4270079-640x960.jpg)
Para que consigam corresponder ao resultado final previsto, os alinhadores devem ser utilizados 22h por dia, sendo apenas removidos para comer e para realizar os hábitos de higiene oral. Além disso, o paciente deve manter as consultas de acompanhamento, que são, geralmente, de seis a oito semanas, ao longo de todo o tratamento.
Os alinhadores invisíveis são atualmente uma das soluções mais utilizadas. Para além de serem praticamente invisíveis, proporcionam uma maior estética, facilitam a higiene oral, são mais confortáveis, personalizados e exigem um menor número de consultas.
Recomendados a adultos e crianças em dentição mista, os alinhadores invisíveis são um
exemplo claro da inovação tecnológica e da sua aplicabilidade na saúde oral. Para os que querem alinhar o sorriso deuma maneira mais discreta, esta podeser verdadeiramente a solução.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.