Nem era preciso um estudo para confirmar aquilo que todos os pais sabem, mas desta vez a coisa está mesmo provada: as crianças que têm televisão ou computador no quarto dormem menos do que as outras.
A investigação foi conduzida pela Universidade de Haifa, que entrevistou 444 alunos com a idade média de 14 anos. A maioria deitava-se por volta das 11 horas e levantava-se às 6.45. Quem tinha computador, deitava-se meia hora mais tarde e levantava-se à mesma hora. Segundo os médicos, uma criança entre 8 e 15 anos precisa de 10 horas de sono: bastante menos do que as 7 que a maioria dorme.
Um quinto das crianças afirmaram ainda que comiam sempre com a televisão ligada, e 70% disseram que o faziam de vez em quando. Só 10% tinham sempre a televisão fechada à hora do jantar.
Ou seja: além de dormirem ‘abraçados’ ao écran, também comem em cima dele. Demasiada televisão para uma criança corresponde a menos horas de descanso, menos atenção ao que come, mais irritação, menos concentração escolar. E se pensarmos bem, não é difícil reduzir em meia hora o tempo em que estão ao computador, e desligar a televisão pelo menos enquanto se está à mesa.