Prepare-os para o sucesso

Fala-se muito de ‘estimular o sucesso’, mas o que é que isso quer dizer ao certo? Às vezes, coisas tão simples como deixá-los sonhar… Aqui ficam os verbos mais importantes para começar bem.





Aceitar

Quando falamos em sucesso vemos sempre uns mini-executivos de fatinho completo a falar a um mini-telemóvel, mas não é isso que está em causa. Essa terrível e engravatada palavra, ‘sucesso’, não quer dizer necessariamente que os vamos transformar em empresários, economistas, engenheiros ou advogados.

Neste mundo onde tudo muda de um dia para o outro e onde aparecem novas profissões todos os dias, quem sabe se ele não terá mais ‘sucesso’ como cozinheiro ou ladrilhador do que como arquitecto ou cirurgião? O importante é perceber que tipo de filho tem em casa. Se ele não gosta mesmo nada de matemática, orientá-lo para médico é uma asneira. Se ela nunca medirá 1,75m e não tem a cara da Cláudia Schiffer, não será uma perda de tempo animá-la a ser modelo? Descubra aquilo em que eles são mesmo bons em vez de querer integrá-los à força num padrão que só lhes vai trazer sofrimento inútil. O ‘sucesso’ passa em muito por se fazerem escolhas que juntem gosto e aptidão.





Explicar

Convém habituá-los a pensar pela sua própria cabeça e a saber a razão porque têm de cumprir certas coisas. Não dê ordens à espera de ser obedecida sem mais, explique sempre. Isto pode ser cansativo, mas tem de ser feito. Primeiro, porque retira o peso autoritário de uma ordem. Eles ficam a saber que têm de fazer aquilo não porque o pai ou a mãe acordaram maldispostos naquele dia, mas porque há uma razão para isso. E depois, porque os protege de desconhecidos. Como? Já pensou no perigo? Uma criança habituada a obedecer sem mais, fará tudo o que um adulto lhe pedir…







Mimar

A maioria das pessoas ainda tem imensa dificuldade em elogiar uma criança com a desculpa de que ‘ela pode ficar mimada’. Ora isso é misturar alhos com bugalhos. O que faz uma criança mimada é a ausência de regras e de responsabilidade, não um elogio bem dado na altura certa.

Crianças que nunca são elogiadas, nem beijocadas, nem abraçadas, têm mais dificuldade em achar que valem alguma coisa. E crianças que não se acham nada de jeito têm dificuldade em encontrar soluções para problemas, porque pensam que não vão encontrá-las de qualquer maneira e portanto não vale a pena esforçarem-se. Crianças inseguras vêem um fracasso como uma situação que vai durar sempre. Crianças confiantes sabem que foram capazes de ultrapassar dificuldades noutras alturas, e portanto é provável que voltem a ser capazes.





Transformar



Energia negativa em energia positiva. As crianças não têm a cabeça dos adultos, e um fracasso para eles pode-lhes parecer um obstáculo intransponível. É preciso um grande esforço mental para continuarmos a acreditar em nós próprios depois de uma nega ou de uma tampa (lembre-se lá da última e já fica a saber o que custa…) e os pais podem ajudar. Estampou-se no teste de matemática? Em vez de "bolas, sou mesmo mau a isto", oriente-o para pensar que ele é um bom estudante, e só precisa de trabalhar um bocadinho mais naquela disciplina. Às vezes uma explicação pontual ou uma ajuda do irmão mais velho que já deu aquela matéria são o que basta.







Respirar

Se falarmos com alguns bons alunos, independentemente da escola, é engraçado verificar que a maioria deles afirma que em casa tem um ambiente relaxado, sem grandes pressões para boas notas ou o ‘sucesso’ futuro. Isso não quer dizer que é uma mãe ou pai desatento, quer dizer que sabe o que se passa mas não anda constantemente em cima deles para saber se já fizeram os trabalhos e quando é que têm o próximo teste. Estes esquemas já devem estar treinados quando as crianças chegam à adolescência, de modo a poderem trabalhar sozinhas sem interferência dos pais. Crianças pressionadas ou criticadas não costumam ter iniciativa, vitalidade, interesse ou motivação.





Passear

Festas, ballet, futebol, computadores, patins, escuteiros… Não se deixe hipnotizar pela quantidade de actividades que parece que eles têm de fazer se quiserem progredir na vida. Se eles não param de segunda a domingo, quando é que arejam? Quando é que se divertem? Quando é que lêem livros que não sejam os da escola? Quando é que vão ver a avó? Quando é que fazem patetices?







Sonhar

Alimente a imaginação: há muito por onde descobrir e desenvolver talentos. Livros, música, passeios, conversas, poesia, teatro, brincadeiras. Dê-lhes material para criar outros mundos, alimente as fantasias, deixe-os sonhar.





Mostrar

Aos 14 anos, uma pessoa tem de escolher uma área de estudo. Ora como é que se vai escolher se nem sequer se sabe o que é que se está a escolher? É um bocado atirar no escuro, e depois resulta em anos que se andam para trás e fracassos inúteis. Para prevenir, ao longo da vida, vá mostrando o mundo. Vá dando exemplos de várias profissões, porque ninguém lhe garante que, lá porque o pai é engenheiro de máquinas e a mãe professora de história, a criança queira ser engenheira ou historiadora. Sempre que possível, leve-o ao seu trabalho, deixe que visite o trabalho de outras pessoas (tios, primos), deixe que converse e saiba o que é que mais tem a ver com ele.



Uma questão angustiante para vários pais é: e se ele gosta de qualquer coisa que depois ‘não dá nada’, o que é que se faz, contraria-se ou deixa-se? Isto pode funcionar um bocado como um amor contrariado: se se contraria, aquilo fica sempre como um fantasma mal resolvido, e se é mesmo uma vocação, há-de vir à tona de uma maneira ou de outra. Uma possibilidade pode ser procurar outras áreas que estejam ligadas àquilo que ele gosta.







Trabalhar



Há muito pouca coisa nesta vida que se consiga sem esforço. O problema é que vivemos cada vez mais no mundo do imediato, e ninguém, nem eles nem nós, está habituado a esperar. É difícil treinar a perseverança (até é difícil de dizer, quanto mais…) mas é uma arma importante para qualquer tipo de sucesso: trabalhar e batalhar até conseguir, aprender a esperar, esforçar-se. Isto revela-se em coisas tão banais como pedir uma pizza em vez de fazer o jantar ou comer um bolo porque não se teve paciência para fazer uma sanduíche. Um bom começo é iniciá-lo em algum desporto: suar fisicamente ajuda a suar mentalmente.





Confiar

Se ele se habitua a que todos em casa trabalhem para ele, nunca vai perceber que também tem de fazer alguma coisa na vida… Claro que isto não é pô-lo a trabalhar, é dar-lhe desde pequenino uma posição na família, uma tarefa à medida das suas capacidades. Mesmo com 3 anos há qualquer coisa que eles podem fazer: ajudar a dar banho ao cão, regar as plantas, aprender a arrumar os brinquedos dentro da caixa. A partilha de tarefas reforça o espírito de grupo, e além disso pode ser um excelente desbloqueador de conversa.







Incentivar

‘Espírito de iniciativa’ é o que se pede em quase todos os anúncios de jornal (embora depois a coisa varie segundo a prática, mas pronto). Ora o espírito de iniciativa não se consegue com crianças acabrunhadas, cabisbaixas, mudas, cheias de trabalho e com a impressão de viverem num quartel… É certo que a rotina escolar não ajuda e que a própria vida dos pais ainda menos, mas tente ser um contraponto às nuvens negras que nos rodeiam. Ouça as ideias dele e encoraje-as. Deixe-o fazer experiências, tomar riscos controlados, sujar as mãos e arranhar os joelhos, cair para saber que consegue levantar-se. Mas cuidado com aquela ideia perigosíssima de que é preciso ganhar e ser melhor do que os outros. O que é preciso é dar o seu melhor, não ganhar. Não queira criar um executivozinho em miniatura: é melhor que ele seja uma óptima pessoa do que um génio sem coração.





Ser feliz



É o mandamento mais difícil de cumprir, mas às vezes basta querer. Os pais também precisam de vida própria. Tenha os seus amigos, saia com o amor da sua vida, passeie sem ele de vez em quando, vá ao cinema. Como dizia Rui Zink, os filhos precisam de pais egoístas.





Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Alfredo Cunha e o 25 de Abril de 1974: “Um dia como se fosse um mês”

Alfredo Cunha e o 25 de Abril de 1974: “Um dia como se fosse um mês”

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

NASA aprova missão de 3,55 mil milhões de dólares a lua de Saturno Titan

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

JL 1396

JL 1396

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Cláudio Ramos esclarece mentira de Daniela Ventura no “Big Brother”

Cláudio Ramos esclarece mentira de Daniela Ventura no “Big Brother”

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Conheça as vencedoras dos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Rir é com ela!

Rir é com ela!

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites