Durante a pandemia, a utilidade que damos às redes sociais pode parecer diferente. Uma avalanche de informações, que tanto podem tão úteis quanto angustiantes, a interação insatisfatória com comunidades online ou as pressões para criar plataformas projetadas para nos manter ‘presos’ nelas … tudo isso afeta a nossa vida e identidade de maneiras significativas.
De acordo com o Instituto Gottman, que estuda relacionamentos há mais de quatro décadas, todos usamos as redes sociais de uma forma única e não há problema algum em (re)avaliar essa relação. Assim sendo, os especialistas partilham sete perguntas que podem ajudar no sentido de obter um maior esclarecimento acerca deste tema:
- Sente-se dependente da tecnologia?
- Que impacto têm as redes sociais nas suas relações com os outros?
- Que impacto têm as redes sociais na sua relação consigo mesmo(a)?
- Sente que as redes sociais são um aspeto positivo, negativo ou neutro da sua vida?
- Sente que tem limites saudáveis para as redes sociais?
- Como é que usa (ou pode usar) as redes sociais para fortalecer o seu relacionamento?
- O que gostaria de mudar – se é que há alguma coisa – nos seus hábitos com as redes sociais?
À medida que formos obtendo respostas, também é importante que sejamos bondosos connosco próprios e, acima de tudo, compreensivos em relação ao impacto que o stress vindo do exterior poderá ter sobre as decisões que tomamos online.
Se sentir que o tempo que dedica a estas plataformas está a a sacrificar conversas/conexões reais e profundas com o seu parceiro ou entes queridos, talvez seja o momento para explorar o porquê. Este exercício pode ser longo e complexo – para alguns, até será melhor fazê-lo com a ajuda de um profissional.