Aos 13 anos, a maioria de nós só conhecia duas opções de produtos menstruais: tampões e pensos higiénicos. E desconhecíamos que muitos, especialmente os das marcas mais populares, estavam cheios de tintas, fragrâncias e químicos, o que não é benéfico para o corpo humano ou para o ambiente.
Felizmente, hoje em dia, não faltam alternativas mais sustentáveis e, acima de tudo, existe mais informação sobre o assunto. Informação essa que pode ser bastante útil para incentivar mudanças de hábitos muito necessárias. De acordo com um estudo recente, conduzido pela INTIMINA, a maioria das portuguesas ainda opta por produtos descartáveis para o cuidado menstrual.
O inquérito contou com a participação de 539 mulheres em idade fértil e dá uma perspetiva objetiva relativamente à posição das portuguesas sobre várias temáticas relacionadas com a menstruação, dos conhecimentos que têm à utilização do copo menstrual.
Maior conhecimento do ciclo menstrual
Menstruação e higiene íntima são temas que já fazem parte das conversas do quotidiano das portuguesas, sendo que a esmagadora maioria (77%) considera que o tema não é tabu e afirma ter conhecimento sobre o seu ciclo menstrual (92%). Já a nível financeiro, em Portugal, apesar de a maior parte das inquiridas referir que nunca teve dificuldades em comprar produtos de higiene, 13% admite ter problemas financeiros e, por conseguinte, dificuldades em comprar produtos de proteção íntima.
O copo menstrual ainda é o método menos popular
Os resultados do inquérito indicam que mais de metade das participantes (71%) prefere o penso higiénico e quase metade (47%) dá preferência aos tampões. Apesar de algumas (36%) assumirem ter curiosidade em experimentar o copo menstrual, ainda são muito poucas (11%) as que usam frequentemente este método de cuidado menstrual. Uma percentagem pequena comparativamente aos valores registados nos produtos menstruais descartáveis.
De referir que, das voluntárias que usam o copo menstrual, a grande maioria (79%) escolheu esta opção por ser mais económica, enquanto quase metade (49%) considera sentir mais liberdade aquando da sua utilização.
Razões para optar pelo copo menstrual
Para as mulheres que já utilizam o copo menstrual, as razões para a mudança são claras: é mais higiénico, amigo do ambiente, reutilizável, feito de silicone 100% médico, seguro para o corpo, mais económico a longo prazo (quando utilizado e higienizado devidamente, pode ser reutilizado até 10 anos) e ultra suave. Além disso, pode ser usado durante até 8 horas seguidas sem interrupção, permitindo maior liberdade durante o período menstrual.