Com o corpo mais à mostra e a pele bronzeada, os especialistas garantem: a vontade de fazer sexo aumenta. Uma das explicações é o sol.
“A luz solar estimula o córtex cerebral e as glândulas produtoras de hormonas do bem-estar como a serotonina e a oxitocina. No verão também se faz mais atividade física, o que aumenta a produção de testosterona, tanto em homens como em mulheres, elevando a libido”, diz o ginecologista Elvídio dos Santos, em declarações ao portal Gazeta Online.
Segundo a psicóloga Gina Strozzi, alguns investigadores afirmam que o calor desta estação provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode intensificar a irrigação de sangue nos órgãos sexuais, fazendo com que o desejo sexual aumente.
“As pessoas fazem mais sexo no verão. Estudos demográficos já demonstraram que, em todo o mundo, o número de nascimentos tende a ser maior nove meses após a estação mais quente do ano.” Um fenómeno que acontece devido ao aumento da excitação que vem dos sentidos da visão e do tato, uma vez que há uma maior exibição do corpo em praias, parques, esplanadas, etc.
Estação da felicidade
Já se apercebeu de que as pessoas parecem mais felizes no verão? Esse sentimento também tem uma explicação. Existe uma hormona chamada melatonina, responsável pelo sono. Quando há muita claridade, a sua produção cai. Por conseguinte, ficamos acordados durante mais tempo; energizados e com o humor menos alterado, elevando a sensação de bem-estar, explica a especialista. Além disso, a luz estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que nos deixa mais felizes e controla o apetite, o humor, a energia e o bem-estar mental. Portanto, quanto mais luz, mais felicidade.
“Há um entusiasmo, algo que acontece de uma forma muito intensa e resulta do facto de estarmos descomprometidos, livres de rotinas e das pessoas que costumam estar à nossa volta que, por vezes, nos inibem de experimentar coisas novas”, conclui a psicóloga.