Mitos da mulher no trabalho




Poucas devem ser as mulheres portuguesas que, tendo hoje mais de 50 anos, não ouviram: ‘o lugar das mulheres é em casa a cuidar do marido e dos filhos’. Actualmente, já ninguém estranha (nem desonra nenhuma família) a mulher ter um emprego, mas ainda há preconceitos que teimam em desaparecer da nossa sociedade. Os mais comuns são: não sabem trabalhar em equipa, não aguentam trabalhar sob pressão, são chefes despóticas ou que não sabem impor respeito. Será que têm algum fundamento?



Pedimos a uma consultora e um responsável de empresas de recrutamento, e a uma executiva que nos dessem a sua opinião sobre os preconceitos que ainda minam a vida laboral feminina.





Mito: Têm pouca autoconfiança

Falso



Segundo um estudo levado a cabo pela empresa americana ‘Washington Quality Group’ a imagem profissional que a mulher tem de si própria é inferior à realidade. Já com os homens passa-se precisamente o inverso, estes tendem a sobrevalorizar-se.



Outra opinião tem Margarida Morais, psicóloga, e coordenadora de Marketing de um laboratório farmacêutico internacional: "acho que as mulheres confiam bastante nas capacidades delas, cada vez mais lutam por cargos de chefia e mais responsabilidade. Até o facto de trabalharem fora de casa, terem filhos e a vida familiar em geral para gerir, faz com que acreditem que são capazes de gerir várias coisas simultaneamente".



Carla Lopes, consultora da empresa de recrutamento Galileu Recursos Humanos, tem a mesma convicção, "isso [falta de autoconfiança] é o que se diz, aliás, até convém. Mas no mundo laboral as mulheres são muito autoconfiantes nas tarefas que empreendem, tendo como objectivo primordial alcançar o sucesso num mundo de ‘machos’".





Mito: As mulheres são menos competentes que os homens

Falso



O facto de haver poucas mulheres em cargos de chefia é a desculpa mais utilizada para dar razão a este mito mas a verdade é que, como diz José Manuel Cardeira Seno, responsável nacional da empresa de recrutamento de quadros, Prime Search, tal como os homens, há mulheres competentes e incompetentes, não é uma especialidade feminina: "O facto de a sua entrada no mundo laboral ter sido mais recente leva a que as mulheres tenham de lutar mais para demonstrarem competência e conquistar lugares de chefia. Há alguns anos, o percurso feminino estava direccionado para apoio aos profissionais masculinos, como o secretariado, por exemplo. E era ouro sobre azul para os homens, já que as mulheres têm grandes competências de concentração, são melhores em línguas e informática, e ajudavam o homem, mantendo-se subalternas."



A consultora Carla Lopes afirma que "Há bom e mau em tudo. Regra geral, as mulheres são mais esforçadas e determinadas do que os homens".





Mito: Não conseguem trabalhar sob tensão

Falso



Há quem pense que as mulheres ficam à beira de um ataque de nervos, desatam num pranto perante um problema no trabalho, e soluções nem vê-las.



"As mulheres reagem de forma diferente perante a tensão", diz Margarida Morais, "se me perguntar se choram mais facilmente perante uma contrariedade ou perante a tensão, de terem de arranjar uma forma de desabafar ou expelir essa tensão, acho que sim. Mas acho que resistem muito bem à tensão".





Mito: Não querem de lugares com responsabilidade

Falso



Infelizmente, são ainda poucas as mulheres que ocupam cargos de chefia. E não é só no nosso País, verifica-se esta situação um pouco por todo o mundo. Será que as mulheres não querem cargos com responsabilidade?



"Querer, até querem", revela Carla Lopes, "o problema é encontrá-los. Onde estão esses lugares de responsabilidade? Muitas vezes o problema deve ser colocado na forma inversa: não nas competências das mulheres, mas nas incompetências de alguns homens".



"Acho que isso tem mais a ver com a personalidade da pessoa, que com o facto de ser homem ou mulher", afirma Margarida Morais, "conheço alguns exemplos de mulheres que ocupam cargos de muita responsabilidade e que gostariam até de ocupar outros com mais".





Mito: São inaptas a exercer autoridade

Falso



Mudam-se os tempos, mudam-se as mentalidades… mas aos poucos. Só há bem pouco tempo é que as mulheres deixaram de ter um papel secundário na sociedade por isso, é natural que estejam arreigadas algumas ideias que demorem a perder-se, como esta da pouca afinidade que as mulheres têm em exercer autoridade. Carla Lopes afirma convictamente que é "completamente falso: basta ver quem manda nos tachos e nas panelas, e quem manda comer a sopa lá em casa (risos). No fundo, a autoridade é encarada pelas mulheres como mais uma das suas ‘doces’ virtudes".



"Depende das mulheres…", diz por seu lado Margarida Morais, "o modo como se exerce autoridade é que é diferente de pessoa para pessoa. Posso exercê-la sem que com isso seja autoritária, ou demasiado rígida, e conseguir na mesma que me respeitem. Porque a autoridade também é respeito: se me respeitam, consigo ter autoridade".





Mito: São mais meticulosas

Quase sempre



Ora aqui está uma vantagem que nos trouxe os muitos séculos de ligação ao lar.



"Penso que a maioria é, sim", declara a coordenadora de marketing. "Acho que têm tendência para ser mais arrumadas e meticulosas do que os homens. Se calhar, na forma como estruturam o trabalho, os homens tendem a ser desarrumados e desorganizados… mas chegam, provavelmente, aos mesmos resultados".



"As mulheres são quase sempre mais meticulosas e ordenadas, dependendo, acima de tudo, se as tarefas vão de encontro, ou não, às suas realizações pessoais e profissionais", Carla Lopes.





Mito: Não gostam de trabalhar numa equipa masculina

Falso



Ambientes de trabalho estritamente femininos são os preferidos das mulheres? "Antes pelo contrário. A união faz a força, e esta união não é excepção", contraria Carla Lopes.



"Penso que é mais difícil várias mulheres coordenarem-se entre elas, a funcionar numa equipa só feminina, do que uma mulher numa equipa masculina. Nunca tive a experiência de trabalhar numa equipa meramente masculina, mas a ideia que tenho é a de que as mulheres se organizam muito bem a trabalhar com homens", afirma por seu lado a psicóloga e coordenadora de marketing Margarida Morais.





Mito: Para chegarem a cargos de topo têm de agir como os homens

Talvez



Lembra-se de Cybill Shepherd, a actriz que entrava na célebre série de TV dos anos 80 ‘Modelo e Detective’ ao lado de Bruce Willis? Pois é, de loura ela só tinha mesmo a cor de cabelo! Ex-modelo nos anos 70, Cybill ficou farta do machismo no mundo da moda e, como tal, nunca perde uma oportunidade para defender as mulheres: na porta da sua cozinha tem um cartaz com a frase: "A woman has to be twice as good as a man to go half as far" que quer dizer qualquer coisa como "Uma mulher tem de ser duas vezes melhor que um homem para obter metade do reconhecimento". Mas será que temos de nos masculinizar para atingir um cargo de topo?



José Manuel Cardeira Seno, responsável pela Prime Search, acha que "normalmente, por feitio, a mulher não é afirmativa, é feminina, é conciliadora. Os homens, pelo contrário, são descritos como tendo pulso, não se intimidam com situações desagradáveis. Por isso, é esperado que a mulher tenha essa capacidade de vestir a pele do homem, e é natural que a mulher tenha de alterar relativamente a sua atitude e capaz de dar ‘o murro na mesa’. Mas os conceitos sobre a liderança têm vindo a mudar, e já não é fundamental ser autocrático, mas sim ter a capacidade de influenciar e direccionar uma equipa em determinado sentido. São as capacidades próprias e inerentes à mulher, de orientar a família, que hoje fazem a ponte para a vida profissional, com a capacidade de influenciar, de persuadir, de envolver."



Já Margarida Morais tem uma opinião ligeiramente diferente: "Penso que é perfeitamente possível para as mulheres coordenarem a vida profissional sem ser preciso serem um ‘homem’, apenas competentes. É provável que, em alguns sítios, a mulher tenha de ser mais imperativa mas acredito que isso dependa da própria cultura da empresa em que se está inserida. É possível ser mulher, feminina e exercer a sua actividade profissional com determinadas características, sem que isso seja penalizante ou ponha a sua competência em causa".





Fontes:



Margarida Morais, Psicóloga, Coordenadora de Marketing em laboratório internacional da Indústria Farmacêutica



José Manuel Cardeira Seno, Partner da Prime Search (Senior Executive Positions), R. Rodrigues Sampaio, 21, 2.º A, Lisboa, tel. 213521005



Carla Lopes, Consultora da Galileu Recursos Humanos, R. do Salitre, 134, Lisboa, tel. 213878577













Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

PCP apresenta medidas para

PCP apresenta medidas para "inverter a degradação" do SNS

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Razer Kishi Ultra: O comando para jogar onde quiser

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Celebridades vestem-se a rigor para o desfile pré-outono 2024 da Dior, em Nova Iorque

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Bioblitz: A festa que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Torel Palace em Lisboa: Um hotel perto do céu

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Conta-me como foi o 25 de abril

Conta-me como foi o 25 de abril

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Rir é com ela!

Rir é com ela!

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

O que quer o

O que quer o "novo" Pedro Passos Coelho?

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Nicolas Floc’h levou as cores da água para dentro do MAAT

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

Startup portuguesa desenvolve tecnologia que combate o desperdício agroalimentar

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

VOLT Live: Atlante, o operador que quer ter a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Descubra 6 pistas para ter no seu jardim os tecidos certos

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Exercício físico capaz de reduzir risco de doenças cardiovasculares através da diminuição dos sinais de stress no cérebro. Os resultados de um um grande novo estudo

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

Conheça a razão porque Letizia esteve sempre sentada na sessão de cumprimentos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

As escolhas de guarda-roupa de Letizia e Máxima durante a visita do reis de Espanha aos Países Baixos

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Em “Cacau”: Marco e Cacau assumem o namoro a dias de serem pais

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites