
“A minha cadela Yorkshire Terrier, de 7 anos, anda com muita comichão e tem o pêlo baço. Ela teve sempre um pêlo tão bonito. O que pode estar a passar-se com ela?”
A pele é o maior órgão do organismo e pode ser afectada por doenças primárias, como as infecções por ácaros ou fungos, ou manifestar alterações devido a problemas sistémicos, como doenças hormonais ou nutricionais. Deverá, em primeiro lugar, garantir que está a oferecer um alimento completo e adequado à sua cadela.
Este deverá não só suprir todas as necessidades energéticas para a fase de vida dela, como conter na sua composição alguns nutrientes essenciais para a pele e pêlo. Alimentos formulados com nutrientes como o óleo de borragem e a biotina promovem o brilho da pelagem. Os aminoácidos sulfurados (por exemplo, a metionina e a cistina) são indispensáveis ao processo de síntese da principal proteína do pêlo (a queratina) e os ácidos gordos essenciais diminuem a inflamação cutânea.
Evite igualmente qualquer tipo de “mimos” alimentares extra, pois podem contribuir para a comichão, se houver intolerância ou alergia alimentar. Para além do alimento que deverá ser de elevada qualidade, deverá garantir que efetua um plano de desparasitação externa frequente. Não queremos que essas alterações possam dever-se a uma dermatite alérgica por picada da pulga. Se os sinais que refere continuarem, procure a opinião de um médico veterinário. Ele, melhor do que ninguém, poderá fazer um diagnóstico do problema e resolver a situação da sua cadela.