O excesso de peso torna-se desconfortável para os animais que ficam menos ativos e perdem a vontade de brincar. O aumento de peso pode ainda contribuir para o aparecimento de algumas doenças graves que comprometem a tolerância do animal ao exercício físico, a qualidade e a esperança de vida. Por este motivo, em caso de diagnóstico de obesidade pela equipa médico-veterinária, é importante instituir um plano de perda de peso, do qual faz parte uma abordagem nutricional e uma alteração do modo de vida.
Abordagem nutricional
O tratamento nutricional da obesidade implica uma restrição do teor calórico ingerido diariamente. No entanto, o animal deve continuar a receber um volume alimentar adequado para evitar a sensação de fome, passível de dar origem a problemas comportamentais. Para ajudar o seu gato a perder peso de forma saudável escolha um alimento com baixo teor calórico, formulado para o ajudar a atingir o peso ideal. Estes alimentos contêm um elevado teor de fibras alimentares, o que ajuda a manter o volume das refeições, promovendo o efeito de saciedade. São alimentos enriquecidos em proteínas, para ajudar a manter a massa muscular, e em muitos outros nutrientes essenciais para a saúde da pele, da pelagem e das articulações.
Alteração do modo de vida
É um dado reconhecido que mudar apenas a alimentação de um animal com excesso de peso tem menos probabilidade de produzir uma perda de peso significativa. O sucesso de um programa de perda de peso implica a introdução de alterações no modo de vida do animal que requerem um elevado grau de autodisciplina e empenho por parte do dono. É fundamental estimular o seu gato a fazer exercício físico. Comece com pequenas sessões de jogos e estimule o instinto caçador do seu gato, escondendo a comida ou colocando-a em locais mais altos. Gradualmente, vá aumentando a intensidade do exercício, tendo sempre em atenção as limitações físicas que o seu gato possa apresentar.
As recompensas alimentares são também algo a evitar, uma vez que vão representar um aporte calórico extra. Se quiser recompensar o seu gato opte por dar-lhe festas ou brincar com ele.
DICAS PARA O SUCESSO DO PROGRAMA DE PERDA DE PESO
1. Previna que o seu gato coma muito rapidamente, utilizando comedouros que ajudam o animal a ingerir o alimento mais devagar ou bolas dispensadoras de alimento.
2. Pese o alimento que fornece ao seu gato para garantir uma ingestão calórica precisa. Dica útil: pese as refeições para 2 semanas e guarde-as em 14 embalagens individuais. Este passo vai-lhe poupar tempo e trabalho!
3. Afixe o gráfico da evolução do peso do gato na porta do seu frigorífico para evitar tentações.
4. Evite oferecer guloseimas ou recompensas alimentares. Caso não consiga deixar de oferecer estes “extras” informe a equipa da sua clínica veterinária.
5. O primeiro mês de um programa de perda de peso é o mais difícil. Após este período vai começar a observar um progresso evidente na perda de peso do seu gato.
6. Nunca se esqueça dos benefícios da perda de peso para a qualidade de vida do seu gato.
7. Certifique-se que o seu gato tem acesso a uma árvore para gatos e coloque o alimento num local que o estimule a saltar.
Do ponto de vista prático, o plano de perda de peso só deve ser iniciado após um exame clínico rigoroso para excluir outros problemas de saúde e identificar hipotéticas doenças clínicas associadas. Pelo que recomendamos que visite o seu médico veterinário assistente antes de iniciar o plano de perda de peso.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.