As mulheres não estão a progredir nas suas carreiras como esperado e continuam a estar sub-representadas em lugares de topo, apesar de nas duas últimas décadas se terem realizado esforços organizacionais para promover a igualdade de género.
Esta é conclusão retirada pelo estudo “When Women Thrive, Business Thrive” realizado pela empresa Mercer, relativamente à igualdade de género, ao nível da progressão profissional, e sustentada pelos resultados obtidos que comprovam que as mulheres representam apenas 41% da força do trabalho, a nível global, e estimam que, se as abordagens atuais se mantiverem, apenas um terço das posições executivas serão ocupadas por mulheres nos próximos 10 anos. Contudo, nas economias mais maduras, como os EUA e Canadá, as projecções apontam que um quarto das mulheres desempenharão funções executivas em 2024, tendo em conta que representam 48% da força de trabalho, e nos países em desenvolvimento estima-se que a representação feminina cresça mais rapidamente.
“As iniciativas para promover a igualdade de género nas últimas duas décadas tiveram resultados positivos como seja uma maior participação das mulheres em tomadas de decisão, maior visibilidade das mesmas e maiores oportunidades de carreira. No entanto, o nosso estudo evidencia que, se continuarmos a fazer mais do mesmo, ainda estamos a anos-luz da verdadeira igualdade entre géneros” afirma Nélia Câmara, Gerente da Mercer Portugal. E acrescenta: “É tempo de agir e pensar de forma diferente e de ser disruptivo. É necessário não só compreender e clarificar os benefícios da participação das mulheres em lugares de topo assim como apoiar as mulheres, com necessidades especificas, nesta jornada de forma a que os resultados sejam mais céleres do que até à data”.
De acordo com os dados obtidos, com o objectivo de apurar, a nível global, os impactos das práticas e das políticas das organizações na representação e na progressão da carreira das mulheres, as empresas ainda se encontram longe de uma situação de “igualdade de géneros”. E, para além de as mulheres representarem apenas 41% da força de trabalho no mundo, a grande maioria ocupa funções de apoio e suporte a equipas, sendo que só 19% trabalham como executivas e 26% como gestoras seniores.
“O nosso estudo revela que as empresas que se encontram focadas nas soluções globais e abrangentes para promover a diversidade têm mais sucesso. As organizações que aplicam análises preditivas para conjugar programas específicos e estratégias de talento para o avanço, compromisso e retenção das mulheres, são mais eficazes” diz a Gerente da Mercer Portugal.
Uma das principais conclusões do estudo mostra que o envolvimento ativo de líderes seniores na promoção da igualdade de género conduz a uma maior e mais rápida representação das mulheres em funções executivas, assim como uma equipa dedicada e responsável pela igualdade salarial conduz à existência de um maior número de mulheres em posições seniores.
O estudo revela ainda que soluções não tradicionais destinadas a promover a igualdade de género, como por exemplo incluir monitorização de poupanças por género ou formações de investimento personalizadas para diferentes realidade e campanhas de educação sobre saúde desempenhadas também em função do género, têm um impacto mais positivo na capacidade, a longo-prazo, da empresa envolver e reter talentos femininos.
“Claramente que as organizações conseguem fazer mais e melhor quanto à promoção da igualdade de género podendo desta forma beneficiar significativamente de uma equipa diversificada (…) Tendo em consideração a dimensão da força de trabalho feminina ainda por explorar, a nível de uma participação mais activa das mulheres, podemos esperar implicações significativas no futuro no que se refere à economia e ao desenvolvimento social das comunidades e nações, bem como em relação aos resultados das empresas e à sua performance” refere Nélia Câmara.
Este estudo foi realizado pela empresa de consultoria Mercer em parceria com a EDGE Certified Foundation, que estabeleceu, até ao momento, a única certificação empresarial global para a igualdade de géneros nas organizações.
Para mais dados e informações sobre o estudo “When Women Thrive, Business Thrive”, basta aceder ao site da Mercer e poderá ler o estudo na íntegra.