![Café Memória.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10230248Caf%C3%A9-Mem%C3%B3ria.jpg.jpeg)
A
Sonae Sierra e a
Associação Alzheimer Portugal estão a celebrar o segundo ano de atividade do
Café Memória.
Esta é uma iniciativa, que foi lançada em Abril de 2013, destinada a pessoas com
problemas de memória ou demência, bem como aos familiares e cuidadores. O objetivo reside na partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde e de ação social, para contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas se encontram.
Desde o seu lançamento, o Café Memória conta já com sete locais de encontro em todo o país. Em breve passarão a nove com as aberturas confirmadas dos Café Memória de Oeiras e Viseu. (saiba todos os locais e sessões
aqui)
Este projeto já mobilizou 1.525 participações, maioritariamente cuidadores e familiares de pessoas com demência, e contou com o apoio de 153 voluntários que já dedicaram perto de 2.500 horas ao projeto.
Contou ainda com a presença de cerca de 200 convidados, especialistas e pessoas interessadas na área das demências.
A propósito do segundo aniversário do projeto, Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Sonae Sierra, refere que “estamos muito satisfeitos com o sucesso que o Café Memória alcançou a vários níveis: por um lado, a forte adesão de doentes, familiares e cuidadores de pessoas com problemas de memória ou demência e, por outro, o interesse que tem suscitado junto de diversas entidades para se associarem ao projeto e levá-lo para outras regiões do país. O balanço positivo destes dois anos de atividade demonstra a relevância da iniciativa, bem como o impacto real e positivo na qualidade de vida das pessoas”. E acrescenta, “é muito gratificante podermos ser um agente facilitador e mobilizador deste ponto de encontro e sentirmos que ao longo destes dois anos fizemos a diferença na vida de muitas pessoas”.
Para João António Carneiro da Silva, Presidente da Associação Alzheimer Portugal, “dois anos após o lançamento do Café Memória em Portugal e já com sete Cafés Memória em pleno funcionamento, não restam dúvidas de que esta é uma iniciativa da maior relevância, tanto para os cuidadores, como para as pessoas com Demência. Cada vez mais se torna fundamental a existência de respostas locais, de proximidade, e o feedback positivo que recebemos dos participantes demonstra-nos que vale a pena unir esforços para levar o Café Memória a outras zonas do país”.