![RoyalCanin-460x699px.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10251074RoyalCanin-460x699px.jpg)
Embora possa surgir em animais de qualquer idade, a osteoartrite constitui um problema que afeta principalmente animais de meia-idade e geriátricos. Na realidade, 90% dos gatos com mais de 12 anos tem dores nas articulações devido a uma doença articular*. A deterioração da cartilagem que reveste as articulações pode deixar o seu gato com muitas dores e limitar-lhe os movimentos.
Um gato que sofre de dor articular torna-se menos ativo e evita saltar, mas existem outros sinais que podem indicar que o seu gato está com dor nas articulações, como por exemplo:
– O gato tem maior dificuldade em lavar-se e, por isso, a pelagem não está tão limpa como é habitual;
– Apresenta dificuldade em movimentar-se, por exemplo ao subir para a caixa de areia (sugestão: coloque um degrau que facilite a subida para a caixa de areia);
– As unhas ficam mais compridas, dado que o gato está menos ativo e não as desgasta;
– O gato irrita-se facilmente quando lhe dá festas.
Estas alterações aparecem progressivamente e muitos donos podem atribuí-las ao processo de envelhecimento natural. Consultar o seu médico veterinário é fundamentar para confirmar o diagnóstico, dado que as lesões provocadas pela doença articular são visíveis à radiografia.
O que pode fazer para ajudar o seu gato?
No passado, o tratamento da osteoartrite felina não era muito eficiente e os tratamentos disponíveis para o cão não estavam aconselhados para o gato. Felizmente, ocorreram progressos consideráveis e um grande número de anti-inflamatórios altamente eficazes estão agora disponíveis. O seu médico veterinário pode aconselhar-lhe o tratamento mais indicado para o seu gato.
Existem alimentos enriquecidos com nutrientes que ajudam a prevenir a evolução do processo de degradação da cartilagem e que podem ser bastante benéficos para o seu gato. A glucosamina e o sulfato de condroitina são duas moléculas encontradas naturalmente na cartilagem. Quando incluídas na alimentação do seu gato, ajudam a atrasar o processo de degradação da cartilagem. Os ácidos gordos Ómega 3 (presentes no óleo de peixe) ajudam a diminuir a inflamação articular, controlando a dor.
*Hardie, EMand al. Journal of the American Veterinary Medical Association 2002; 220: 628-32.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com . Vamos procurar responder à sua questão.