Sentiste alguma diferença por parte da sociedade quando decidiste começar a usar o teu cabelo natural?
Usar o meu cabelo natural sempre foi algo normal para mim. Contudo, as pessoas que me rodeavam estranhavam um pouco e tinham sempre algo a criticar. Agora têm uma atitude mais positiva perante o meu cabelo.
Apostamos que já tiveste dezenas de histórias felizes e infelizes com os teus caracóis. Qual foi a que te deixou mais sem jeito?
Há sempre aquelas típicas histórias infelizes em que tocavam no meu cabelo sem autorização ou diziam que “parece um ninho de ratos”. No entanto, acho que o que me deixa mais sem jeito, mas feliz, é quando estou numa loja a comprar produtos para o cabelo e alguém me pede conselhos a nível de cuidados ou de produtos mais indicados.
Tens algum ritual para os teus caracóis?
Devo confessar que, no que toca a rituais e rotinas capilares, sou bastante prática! Faço regularmente Wash n’ Go, que consiste em lavar o cabelo com uma máscara ou condicionador para proteger os óleos naturais, de seguida aplico um óleo de ricínio e finalizo com um creme definidor de cachos. Depois, dou volume com um pente de dentes largos.
Que conselho darias a alguém que queira aderir ao movimento do cabelo natural (#NaturalHair)?
Acima de tudo, façam-no porque querem e não porque se sentem pressionadas por esta tendência. E a saúde do vosso cabelo é mais importante do que o seu comprimento!
Quais foram os maiores desafios que sentiste antes e depois de teres aceitado o teu cabelo tal como ele é?
Sempre o aceitei tal como ele é. O maior desafio com que me deparei foi, talvez, encontrar os cuidados certos, sendo que não havia tanta informação como há hoje em dia.
Acreditas que aceitar o teu cabelo natural também teve impacto na tua personalidade? Conseguirias ver-te de outra forma ou acreditas que o teu cabelo não define apenas a tua personalidade mas complementa?
Aceitar o cabelo tal como ele é foi importante para definir a minha personalidade, até porque tive momentos de dúvida sobre ele por causa das críticas de algumas pessoas, mas ultrapassei sempre isso fazendo com que me desenvolvesse não só a nível de auto-estima, como também aprendendo a não dar importância aos comentários negativos. O meu cabelo não define a minha personalidade, apesar de ter ajudado no desenvolvimento desta, sinto que é mais um acessório que posso mudar sempre que quero!
Produto preferido…Aunt Jackie’s Curl la la Defining Curl Custard;
Natural crush… Yara Shahidi. Não só pelo seu cabelo, mas também pela pessoa e atriz que ela é;
Curl Secret… Hidratação com proteína;
Podemos encontrar-te em… @zengxrl.
O Curly Essence descreve-se como uma plataforma para todas as naturalistas (mas não só) com uma dose generosa de empoderamento feminino. Para mais informações, consulte o site ou siga a página no Instagram.
*agradecemos à livraria Under the Cover por disponibilizar o espaço para esta produção