Vera Silva é a’ comandante’ do Ânfora e a sua cozinha encontra bom porto no ambiente sofisticado e de inspiração portuguesa do restaurante. O espaço, localizado no Hotel Palácio do Governador, em Belém, aposta numa carta que combina elementos essenciais e muito característicos da gastronomia nacional com sugestões com um cariz de cozinha internacional, servidas num ambiente em que se destaca o tema da azulejaria e o azul cobalto, presente nas paredes do fundo, nas peças de porcelana que decoram o espaço e nos próprios marcadores da mesa.
Além das propostas à la carte, o Ânfora apresenta dois menus de degustação: “O Mais Português de Portugal”, de seis pratos, em que todos os ingredientes são nacionais (60 euros), e “Portugal no Mundo, de nove (105 euros), em que se abre o horizonte a escolhas mais internacionais sempre com ligação ao nosso país. Se assim desejar, pode optar de também a Harmonização de Vinhos e aí há duas escolhas: Portugal Harmonioso (40 euros) e Harmonias da Nossa Terra (70 euros).
Porém, como lembra a chef Vera Silva, aqui nada é previsível: “O menu é escolhido por nós com os produtos que nos chegam diariamente. Nunca é igual e a ideia é que as pessoas consigam ter uma experiência diferente de cada vez que aqui vieram.” Frescura é uma das palavras que ditam as regras da sua cozinha, que cruzam técnicas e sabores com enorme destreza e, percebe-se ao falar com Vera, imensa felicidade.
Sendo um restaurante integrado num hotel, outros desafios se abrem e são abraçados por entusiasmo por Vera que não hesita em dizer que se considerar-se “uma chef de hotel”. E passa a explicar: “há toda uma parte business deste trabalho que a mim me fascina. A parte do coffee break, que é sempre aquele momento interessante da reunião, para mim é muito desafiante. Os nossos clientes pedem cada vez mais coisas diferentes, mais saudáveis e isso é giro e criativo e obriga-nos a estar focados noutro tipo de iniciativas. Como por exemplo os casamentos e batizados, em que temos de nos lembrar que vamos estar presentes naquela história e por isso tem de ser marcante.”
Outra particularidade de receberem muitos turistas é a salvaguarda numa carta multifacetada, capas de integrar diferentes gostos e sensibilidades. “Como estamos inseridos num hotel, há sempre o cuidado da carta ter alguns pratos mais internacionais. Somos uma casa que quer bem receber e, para isso, é importante que as pessoas se identifiquem com alguma coisa na carta. Tenho, por exemplo, o arroz carolino que é muito idêntico ao risoto. Avisamos o cliente que é parecido, mas não é o mesmo, mas é nestas pequenas coisas que tento mostrar o que é português. Outro prato internacional, que é um dos nossos best sellers, são as vieiras com puré de couve flor.”
Certo é que no menu de degustação de seis pratos – em que se descaram, entre outros, o puré de maçãs bravas com crumble de morcela e redução de moscatel ou o borrego com puré de castanha -, não faltavam elementos que fazem parte da nossa história. Destaque especial para os cuscos de Trás-os-Montes, feitos a partir do trigo Barbela, uma produção artesanal de um produto que remonta à presença muçulmana na Península Ibérica e que foram levados para norte após a expulsão dos mouros. O cusco é transformado pela perícia da chef numa espécie de “arroz doce”, batizado Carola, com gel de toranja e limão, uma sobremesa deliciosa. Imperdível é o pastel de nata do Governador com cheirinho, com glacé de café e gelado de carola e recheio de… pastel de nata.
Os jantares com menu de degustação estão sujeitos a reserva prévia. Para os almoços, de segunda a sexta, o Ânfora ainda oferece dois menus executivos, de dois (22 euros) e 3 pratos (25 euros). Ao domingo tem ainda o brunch (35 euros/pessoa), gratuito para crianças até aos seis anos.
Para o Dia dos Namorados a Chef Vera Silva apresenta um menu dividido em “Mar” e “Terra” que convida à partilha:
O Sabor A Mar
– Camarão da costa em texturas de beterraba
– Carabineiro numa combinação perfeita de citrinos e canónigos
– Peixe Galo, puré de aipo, yuzu e legumes baby glaceados
– Pêra abacate em cremoso, coco e tinta de choco
O Sabor à Terra
– Camarão da costa em texturas de beterraba
– Foie gras em mousse, cacau e vinho do Porto
– Vitelão, batata vitelotte em creme e cogumelos selvagens
– Chocolate Negro 70% em texturas, framboesas e Sésamo
Vinhos
– Portal de Fidalgo Alvarinho – Mar
– Três Bagos – Terra
– Carcavelos Villa Oeiras
Aconselha-se reserva prévia: 212 467 800 ou palaciodogovernador@nauhotels.com