![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/10/05950026_Historia_Arte_21_Gatos.jpg)
História de Arte em 21 Gatos é um livro escrito e ilustrado por Nia Gould e publicado pela Marcador. Uma obra que resulta da combinação entre duas paixões, que estão bem descritas no próprio título da obra: arte e gatos!
Nia Gould decidiu fazer uma análise à evolução do movimento artístico, apresentando-a de forma única, original e divertida. Desta forma, apresenta informações rápidas e concisas sobre cada movimento, desde as obras produzidas no Antigo Egito até ao movimento dos Young British Artists da décade de 1980. Tudo isto passando por movimentos mais reconhecidos, como o Renascimento ou a Art Pop, mas explorando também outros menos mencionados, como o Bizantino ou Cobra.
Mas estes períodos são apresentados com ilustrações divertidas e cativantes de… gatos! Nia Could insere as características de cada movimento artístico em criações únicas de felinos que parecem ganhar identidade própria. Desta forma, explica o que está a explicar, sendo mais fácil ao leitor entender cada estilo artístico.
Esta é uma obra divertida e que sensibilizada para a evolução da arte e para as peculariedades de cada época. Talvez tivesse sido interessante se as explicações fossem mais longas e com maior contexto histórico, mas entendi que o objetivo era mesmo ser-se sucinto de forma a ser mais fácil absorver a informação. No geral, História de Arte em 21 Gatos é um livro divertido e que pode dar um ótimo presente de Natal. Afinal, estamos cada vez mais próximos de dezembro e esta poderia ser uma boa surpresa para quem tem interesse no tema e aprecia felinos.
Sinopse:
Descubra os princípios dos movimentos artísticos mais fascinantes do mundo através de uma série de 21 gatos ilustrados de forma peculiar. Da época Bizantina ao Renascimento, à Arte Pop e mais além, estes curadores felinos colocam em exposição os momentos mais importantes da história da arte.
Inovador, informativo e divertido, este livro oferece-lhe arte e história de uma maneira nunca antes experienciada – com uma boa dose de gatitude.