Todos os verões, sem exceção, faço questão de embarcar numa escapadela de fim de semana só com amigas. Embora sejam sempre de curta duração, é algo que me faz bem à mente e à alma. E, dadas as circunstâncias, confesso que nunca ansiei tanto por uma “girls trip” como em 2020.
Os contornos impostos pela pandemia tiveram muito peso nos nossos planos. Aliás, não poderia ser de outra forma, não é? Se anteriormente a vontade era de fugir de Lisboa mas não necessariamente de pessoas e de agitação, este ano atípico (e com muitas condicionantes) fez-nos procurar um lugar tranquilo no sentido mais literal da palavra.
Apenas a uma hora de Lisboa, mas a anos-luz do ritmo da capital, o recém-inaugurado West Cliffs provou ser a opção perfeita. Localizada na freguesia do Vau, em Óbidos, esta propriedade de 200 hectares é muito procurada por amantes de golfe e conta com vários tipos de acomodações. Todas têm certificação “Clean and Safe” do Turismo de Portugal, ou seja, uma garantia de que os procedimentos adotados são os recomendados pelas autoridades de saúde no âmbito da prevenção e controlo da pandemia.
A nossa escolha recaiu sobre as villas com piscina privada, que estão rodeadas apenas por dunas de areia natural e vegetação costeira – sim, estávamos mesmo empenhadas nisto do distanciamento social. O que encontrámos foi um verdadeiro deleite para os olhos; ainda mais bonito do que nas fotografias: uma moradia pensada e decorada ao pormenor para transmitir a sensação de que aquela é a nossa casa, nem que seja apenas por uns dias.
Do exterior, para além da piscina, destaca-se um espaçoso terraço e uma área de lounge mobilada, onde é possível tomar banhos de sol ou, simplesmente, contemplar a beleza do amanhecer no Oeste, como no vídeo abaixo.
Lá dentro, o contacto com a paisagem idílica nunca é cortado. Esta relação de proximidade é marca pela relação do interior com o exterior, quer seja através de grandes painéis de vidro ou pela harmonia dos elementos presentes, também eles com ligação à natureza, incluindo pedras, madeiras, telhas de barro e tons terrosos.
Os acabamentos interiores são amplos e luminosos. Numa extremidade da moradia fica a suite master, que tem uma casa de banho privada, um quarto com duas espaçosas camas individuais e uma casa de banho mais pequena. Na outra, à distância de um corredor, encontra-se o núcleo da sala de estar, área de refeições, despensa e kitchenette completamente equipada, “vestido” pela cortina de vidro que permite espreitar para o lado de fora.
Outro detalhe que chama a atenção é que os proprietários da villa B30 tiveram o cuidado de deixar um livro numa das mesas da sala de estar, no qual se apresentam, com direito a uma fotografia de família, e convidam os hóspedes a deixarem mensagens sobre a estadia. Dois dias depois, tínhamos a a nossa formulada: “A passagem por Óbidos foi incrivelmente relaxante, tal como queríamos, e passada em constante sintonia com a terra e a água; o campo e a praia. Obrigada por fazerem desta casa um refúgio de sonho na Costa de Prata”.
No final de setembro, duas noites no West Cliffs custaram 370 euros. Agora que estamos na época baixa, os preços começam nos 280 euros. Para mais informações, visite a plataforma de reservas Small Portuguese Hotels, da qual esta unidade é parceira.
A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.