![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/04/somos.jpg)
Confissões pessoais honestas intercaladas com ilustrações humorísticas e caricatas. “Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer”, de Filipa Beleza, é uma reflexão sobre a vida dos millenials, focando em seis temas mais concretos. Um livro publicado pela Suma de Letras que pretende mostrar várias facetas dos jovens-adultos da atualidade ao mesmo tempo que diverte.
Ao ler e folhear esta obra, senti que estava numa conversa intimista com uma amiga de longa data. Filipa Beleza fala sobre vários temas pessoas sem tabus ou pudores, deixando vir ao de cima as maiores dúvidas e fragilidades com que se depara. E como é fácil criar empatia com a autora. Os relatos têm um forte tom de sinceridade e muitas vezes abordam questões com que o leitor também se pode estar a debater.
No capítulo do amor, Filipa Beleza faz pensar na forma como as relações vão evoluindo, no que faz ficar ao lado de alguém e na pressão que existe para se encontrar um par. Ao falar de ansiedade, a autora aborda um tema que lhe causou grandes dificuldades, partilhando a forma que encontrou para o confrontar. No capítulo de estilo de vida, leva-nos a comparar o que fazemos por gosto com as escolhas realizadas a pensar na imagem que se pretende transmitir.
Ao abordar o tema de trabalho, menciona a precariedade e a dificuldade em encontrar estabilidade financeira e independência. As redes sociais são mencionadas com um alerta de cautela. No último capítulo, sobre crescimento, Filipa Beleza analisa a evolução que sofreu ao longo dos últimos anos e explica o motivo para ser bom recordar mas não se ficar agarrado ao passado.
Ao ler estas confissões, pensei nas expetativas que colocamos em nós próprios nas mais diferentes áreas das nossas vidas. E em como isso nos afeta profundamente. Quer seja por desejarmos mais ou por acreditarmos que devemos seguir um caminho para sermos melhor aceites pelos outros, este peso pode ser nefasto e afastar-nos de quem realmente somos e daquilo que podemos alcançar enquanto seres em evolução.
“Somos (Mesmo) Uma Merda a Crescer” revela-se um livro de tom humorística que fala de temas bem sérios e atuais. A abordagem de Filipa Beleza é intimista e cria uma maior proximidade com a leitura. No final, é natural que pensemos sobre a nossa própria visão sobre cada tema, encarando a verdade com um tom divertido.
Sinopse:
Amor, ansiedade, redes sociais, trabalho, crescer. Filipa Beleza pegou nas grandes questões da humanidade: Instagram, ansiolíticos, sexo e empregos precários, e deu-lhes a sua voz, cheia de humor, raiva, frustração e algumas lágrimas. E ainda as ilustrou. O resultado é este livro que pode muito bem ser a voz de uma geração. Ou uma bela foto no Instagram.