O Dilema é um livro de P.A. Paris publicado pela Editorial Presença. Tendo já lido outras obras da autora, e apreciado, estava curiosa com esta novidade. E não fiquei defraudada. Paris continua a saber manter o leitor agarrado a uma história.
Desta vez, acompanhamos um casal que passou por momentos conturbados mas que pode ser visto como exemplar. Já sabemos que neste tipo de histórias repletos de mistério, normalmente existe uma fachada na vida matrimonial. Aqui, o surpreendente vai além disso. Gostei da frescura de ver como Lívia e Adam realmente têm uma relação saudável, apesar de alguns pontos onde divergem.
Ao longo da narrativa, acompanhamos os pontos de vida de Lívia e de Adam, de forma intercalada, sobre o que está a acontecer. É intrigante constatar a forma diferente como cada um encara o dia que está a ser relatado. Não só por cada um deles estar na posse de informação que o outro não tem, mas também pela forma como se tentam proteger mutuamente enquanto procuram resolver o obstáculo encontrado.
A história desenvolve-se com rapidez, mas mantendo sempre um véu de mistério. Não é dada toda a informação ao leitor de imediato, e isso faz desejar continuar a ler para saber mais. Os dilemas que Adam e Lívia vivem são bastante impactantes e levam-nos a pensar no que faríamos se estivessemos no lugar de cada uma destas personagens. A resolução acaba por fazer sentido, assim como as consequências das deciões de cada um para a relação que têm.
P.A. Paris mantém uma escrita envolvente e humana, criando histórias que envolvem. Dilema não é exceção e cumpre com o que lhe era esperado.
Sinopse
Livia faz quarenta anos e vai dar uma festa de arromba para compensar a do casamento, que nunca chegou a acontecer. Vão estar presentes todas as pessoas de quem mais gosta, exceto a filha, Marnie, que está a estudar no estrangeiro. Contudo, embora Livia adore Marnie, está secretamente satisfeita por a filha não poder estar presente. Livia tem de contar a Adam algo sobre a filha de ambos, mas está à espera do fim da festa para poderem desfrutar deste último momento de felicidade.
Adam quer que tudo seja perfeito para Livia e, por isso, combinou com Marnie a sua vinda a casa para surpreender a mãe no dia do aniversário. Durante o dia, Adam recebe uma notícia terrível. Tem de a contar a Livia, porque a festa não pode acontecer. Mas ela está tão feliz, tão entusiasmada… e os convidados estão prestes a chegar.
Neste livro de tirar o fôlego e partir o coração, acompanhamos o dia que irá mudar a história desta família para sempre. Até onde podemos ir para dar mais algumas horas – as últimas – de felicidade a quem amamos?