![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/07/210728_passo-a-passo-700x1080.jpg)
Passo a Passo é um livro de Helena Sacadura Cabral publicado pela Objetiva. Uma obra que compila textos reflexivos que a autora produziu ao longo de 2020, durante a pandemia. Neste exercício intimista, a autora regista os momentos que, por algum motivo, mais a marcaram, assim como os pensamentos e as aprendizagens que fez nos meses mais duros de 2020.
O livro é quase como um diário, estando dividido pelas quatro estações. Em cada fase, Helena Sacadura Cabral conta o que lhe vai na alma e inspira-nos. A autora fala do poder da esperança e de como é precioso preservá-la até mesmo nos momentos mais negros. Fala de perdão e de como este pode levar o seu tempo e é libertador. Fala de família, tanto aquela de sangue como aquela que escolhemos, e em como são as pessoas que fazem tudo valer a vida. Fala sobre saber saborear cada momento e sabermos rir de nós próprios.
Texto sinceros, que falam das dificuldades apresentadas nos últimos meses e de como foram ultrapassadas. Dificuldades que, no caso da autora, não se prenderam só às restrições levantadas para combater a pandemia. Como a própria explica, enfrentou duas pneumonias e lidou com um problema cardíaco que necessitou de intervenção cirúrgia, entre outras situações.
Neste livro, Helena Sacadura Cabral prova que a vida não pára e que a tempestada pode dar lugar a dias mais felizes. Ao mesmo tempo, ensina-nos a olhar para o que realmente tem valor e deve ser tido como prioridade. Algo muitas vezes esquecido nesta sociedade de consumo e emoções rápidas. Ler Passo a Passo é conhecer a experiência da autora e com ela tirar lições para nós próprios.
Sinopse:
Durante os longos dias de confinamento, a esperança foi a luz que iluminou o caminho escuro do medo e da incerteza. Entre a saudade de um abraço e a antecipação de voltar a sentir a brisa no rosto, coube o desejo imenso de retomar os pequenos prazeres que nos preenchiam os dias e a alma e que faziam com que a vida valesse a pena ser vivida.
Este é o diário de um ano difícil para todos, que nos apanhou de surpresa, suspendeu a vida de todos os dias, adiou sonhos e aguçou medos. Um ano, também, em que tivemos oportunidade de olhar para dentro, parar para reflectir, repensar, recomeçar, encontrando dentro de nós forças e capacidades que talvez não suspeitássemos ter. Afinal, éramos fortes e não sabíamos.
Num exercício de enorme intimidade, Helena Sacadura Cabral registou o passar do tempo e as muitas emoções que sentiu, sempre com uma certeza: seja qual for o obstáculo que temos pela frente, a vida não pára, as estações sucedem-se e o medo e a incerteza dão, invariavelmente, lugar à alegria da redescoberta. Porque a alegria é sempre um caminho que podemos escolher.