Esta segunda-feira, dia 25, comemora-se o Dia Mundial da Massa. Ocasião perfeita para relatar a visita que fiz ao mais recente restaurante La Tagliatella em Portugal. É que depois do Parque das Nações, do Campo Pequeno e de Santos, chegou a vez de Cascais receber as sugestões de cozinha italiana desta marca.
O número 40 da Rua Doutora Iracy Doyle tornou-se, desde o dia 14 de setembro, um espaço dedicado à cozinha italiana, mais concretamente às receitas típicas das regiões do norte e noroeste de Itália, como Piemonte, Ligúria e Emília-Romanha. Logo na entrada do restaurante, a receção é feita num ambiente que combina tradição e modernidade, graças a uma decoração atenta aos detalhes, convidativa e elegante.
Ao percorrer a carta, percebe-se que este é um espaço com sugestões para todos os gostos. De pizzas a massas, saladas e até pratos de carne, o difícil é escolher. Por isso mesmo arriscamos nas sugestões do funcionário que nos atende.
Para começar, é servida uma sangria, La Speciale di Prosecco (19.40 euros por 1 litro), especialidade da casa, fresca e doce, que ajuda a aguardar pelos primeiros pratos (e que vai acompanhar a refeição!). Chega o Pane de La Tagliatella (1.85 euros), um pão feito com tomate, azeitonas e cebola. De seguida, é impossível não deliciar com uma fresca burrata (11,95 euros) e um incrível Fondente de queijo com coquetel de tomates (11.45 euros).
Três pratos iniciais que deixam logo perceber vários pontos sobre o La Tagliatella: os produtos são frescos, as confeções saborosas e as doses bem generosas. Tanto que a vontade é de pedir um pouco de cada opção, partilhar com quem nos acompanha e deliciar-nos com várias opções desta ementa.
Quanto aos pratos principais, destaco as pizzas, feitas com massa fina, e cujos preços variam entre os 11.95 e os 13.10 euros. Provei a Tartufi e funghi, feita com cogumelos, creme de trufa preta e queijos (um prato que terei de repetir, de tão fã que fiquei!).
Nas pastas, é dada alguma criatividade ao cliente, que pode escolher entre o estilo de massa e o molho a acompanhar, com os preços a variarem entre os 14.65 e os 16.05 euros. Experimentei o tortellone caprese, recheado com mozzarela, tomate e manjericão, que combinou perfeitamente com um molho alla norma, feito à base de tomate.
Ficámos a saber que a lasanha tradicional (13.80 euros) é um dos pratos mais pedidos. Uma especialidade que terá de ficar para uma próxima visita. Já os risottos também fazem sucesso, especialmente o ibérico (15.40 euros), que vai ao encontro do gosto dos portugueses por enchidos.
No final, a carta das sobremas é apresentada e mostra-se muito convidativa. O tiramisú (5.80 euros) é feito no próprio restaurante e o cioccofondente (5.90 euros) é uma das iguarias mais pedidas pelos clientes na hora de rematar a refeição.
João Almeida, country manager La Tagliatella Portugal, explica que abrir um restaurante em Cascais “era uma prioridade”: “Pelo local e pelos clientes da zona, pois muitos já iam a Lisboa. Perguntavam-nos quando vínhamos para a Linha”. A abertura deste espaço estava prevista acontecer em 2020, mas a pandemia atrasou este desejo, que se concretizou agora. O responsável pela marca conta que o desejo é levar La Tagliatella a crescer ainda mais em Portugal, estando já em vista a abertura de novos restaurantes noutros locais.
Além do atendimento em restaurante, existe também a opção delivery, com o La Tagliatella a encontrar-se nas atuais plataformas de distribuição.
Mais informações:
Morada: Rua Doutora Iracy Doyle 40A, Cascais
Horário: Domingo a 5ªf – das 12h às 16h; das 19h às 23h | 6ªf e Sábado – das 12h às 16h; das 19h às 24h
Contacto para reservas: 214 846 056 | www.latagliatella.pt