Fala com o Ex é um livro de Rachel Lynn Solomon, publicado pela Quinta Essência, chancela da editora LeYa. Um título que fez grande sucesso no original e que era muito esperado no nosso país. Chegou apenas há uma semana às livrarias nacionais e eu já tive oportunidade de o ler e de me divertir com esta história que apresenta personagens cativantes e se revela uma carta de amor à rádio.
Shay Goldstein pode representar muitos millennials. É uma protagonista focada no seu trabalho, mas que não tem a confiança necessária para acreditar que pode evoluir. Uma jovem-adulta que se restringiu devido a uma grande perda sofrida durante a adolescência. Alguém que está a chegar aos “trintas” e percebe que as relações pessoais se tornaram limitadas e mudaram ao longo do tempo. Uma mulher que tem tão pouca confiança em si que se torna incapaz de ver os sinais mais evidentes que existem de que tem mais valor e interesse do que aceita. Uma figura que se sente perdida, apesar das grandes conquistas já feitas.
Ao longo desta história, vemos Shay a ser aventurar-se num novo desafio profissional ao lado de Dominic, um colega que a deixa desconfortável. Desde o início da trama que se percebe que os pequenos conflitos entre os dois vão proporcionar bom entretenimento. A tensão constante e as picardias acabam por evoluir à medida que ambos se conhecem graças ao programa de rádio que apresentam juntos e no qual têm de fingir ser ex-namorados. As dinâmicas entre estas figuras são deliciosas e o foco da narrativa.
Todas as personagens deste livro têm uma história de superação, o que é muito inspirador e acaba por trazer uma mensagem de esperança. A autora mostra que as dificuldades, obstáculos, frustrações e perdas vão sempre acontecer, mas que está em nós a capacidade para continuar e voltar a encontrar beleza e alegria. Shay e Dominic têm, cada um, as suas próprias batalhas e vitórias, acabando por se revelarem personagens empáticas, cada um com a sua personalidade distinta.
O encadeamento fluido dos acontecimentos proporciona uma leitura interessada e rápida. Existe sempre algo que agarra a atenção do leitor, quer seja um discurso divertido, uma situação apelativa, um momento tenso e cheio de sinais subtis, uma descrição mais quente. De notar, ainda, a forma como a autora incorporou a desigualdade de género em contexto laboral.
Confesso que os momentos passados na rádio, focados no programa das personagens principais, deixaram-me muito agradada. Percebe-se que a autora sabe perfeitamente do que está a falar, expressando, desta forma, o seu amor pela rádio e pelo trabalho que é feito numa estação. O resultado é uma história divertida e atual.
Sinopse:
Shay Goldstein sempre sonhou trabalhar na rádio. Por vocação mas também por amor ao pai, que perdeu demasiado cedo. Não se deixou abater por não ter voz de apresentadora, e rapidamente encontrou o seu (muito feliz) lugar como produtora numa estação de rádio de Seattle. Mas ultimamente, o seu porto seguro tem sido tudo menos isso.
Dominic Yun, acabado de sair da prestigiada Universidade de Northwestern, é o pior pesadelo de Shay. A sua arrogância – como se a experiência dela fosse inútil em comparação com o diploma dele – deixa-a furiosa. Mas a estação de rádio está a enfrentar dificuldades e precisa de um novo conceito.
Shay tem algo original para propor: Fala com o Ex, um programa em que um casal de ex-namorados dará conselhos sobre relações amorosas em direto. Para consternação de Shay, ela e Dominic são os coapresentadores perfeitos, dado o quanto já se desprezam mutuamente. Nunca namoraram, e a ideia de enganar os ouvintes não lhes agrada, mas estão entre a espada e a parede: ou põem de parte os seus sentimentos ou ficam sem emprego.
O sucesso do programa é inesperado, tal como a crescente atração entre Shay e Dominic. Mas a mentira começa a pesar cada vez mais, e numa indústria que valoriza a verdade, ser apanhado em falso pode significar o fim de mais do que apenas as suas carreiras.
Estarão Shay e Dominic dispostos a arriscar?